Nesta segunda-feira o árbitro de futsal e ex-árbitro de futebol - Renan Roberto Barbieri Dan Pereira, 33 anos, natural de Nova Andradina e morador em Naviraí, foi confirmado como novo integrante do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
Renan apitava os jogos de futsal de Naviraí, pelo Sindicato dos árbitros (Sindárbitro) quando em 2023 recebeu o convite para integrar a equipe de arbitragem da Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS), onde teve atuações destacadas. Ele foi chamado para fazer testes (exame físico e prova teórica), no ano passado, quando foi aprovado, mas não havia vagas.
No dia 22 de dezembro, Renan fez um novo teste físico e a prova teórica, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande de agora em janeiro e acabou sendo chamado para integrar o cargo de árbitros da CBFS.
Renan disse que ainda não sabe qual competição e onde deverá acontecer a sua estreia, mas declarou que tem muitas competições pela frente, incluindo a Taça Brasil de Futsal (campeonato nacional com três divisões), a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil (classificatória da vaga brasileira para a Libertadores da América), o campeonato estadual, a Liga Futsal MS e vários outros eventos envolvendo adultos, categorias de base, tanto no masculino quanto no feminino.
FUTEBOL
Quanto ao futebol, Renan não pensa muito, embora não descarte a continuidade de atuações no futebol amador e no futebol suíço, mas acredita que o futsal vai ganhar mais espaço em sua vida, porque além de Mato Groso do Sul, já tem bom relacionamento com dirigentes esportivos do Paraná, o que torna inevitáveis os convites. Tudo deve ser pensado para ser alinhado a sua profissão de vendedor autônomo.
Renan Barbieri apitou durante cinco anos em vínculo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul 9FFMS0, com o comando de 16 jogos das divisões principais, sem contar os das divisões de base, mas interrompeu a carreira. Chegou a ser cogitado para ingressar no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas acabou sendo esquecido em seguida (ele não quis comentar o episódio e se declarou decepcionado).
Como atleta de futebol, Renan Barbieri atuava como volante e teve passagens por Sete de Setembro (de Dourados), Cene de Campo Grande, Águia Negra de Rio Brilhante e Naviraiense. (Com informações Sul News).