A Vigilância em Saúde é o órgão gestor que está relacionado às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de enfermidades. Além disso o setor integra diversas áreas do conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, epidemiologia, territorialização, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho.
Dr. Manoel Messias de Assis, médico veterinário titular da Pasta. (Foto: Assessoria) |
Em Naviraí, o médico veterinário Dr. Manoel Messias de Assis é o novo gestor dessa importante pasta. Ele enfatiza que “a Vigilância em Saúde se distribui entre: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Saúde do Trabalhador. Se destacando por ser um setor extremamente importante no processo de desafogar o serviço público de saúde, pois atua diretamente na prevenção e proteção da saúde coletiva”.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A Gerente de Vigilância Sanitária Elizete Gomes de Aguiar destaca que “a Vigilância Sanitária é um importantíssimo integrante dessa engrenagem que compõe a Vigilância em Saúde. Atuando de forma a eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde”.
“São muitas as áreas de atuação da vigilância sanitária. Nos ambientes que frequentamos, nos produtos que consumimos no dia a dia. Por exemplo, nos locais de produção, distribuição, comercialização de alimentos, medicamentos, cosméticos, água, etc.; no monitoramento da qualidade dos produtos que utilizamos diariamente como os alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, medicamentos, produtos para a prevenção das doenças como as vacinas e daqueles usados para o diagnóstico de doenças, por meio de programas como VIGIAGUA, PRO-IODO, PRO-LEITE, PEMQSA, MERENDA ESCOLAR, etc.”.
Elizete Aguiar acrescenta: “Também os locais de assistência à saúde, como os hospitais, clínicas, consultórios odontológicos, laboratórios de análises clínicas, farmácias, drogarias e outros locais como creches, ILPI, supermercados, bares e restaurantes, panificadoras estão entre os locais que são submetidos às ações de vigilância sanitária para que possam atender e servir à população de forma adequada”.
CONTROLE DE VETORES
Um dos órgãos de extrema importância que compõe a Vigilância em Saúde é o Controle de Vetores, onde o responsável Ricardo Boze dos Santos destaca as principais atividades que sua equipe realiza: “O Controle de Vetores se trata de um conjunto de ações que visam reduzir a transmissão de arboviroses, englobando para isso identificar, quantificar e monitorar a presença de vetores, eliminar ou reduzir o acúmulo de água, promover ações preventivas e corretivas orientar a população e aplicar substâncias químicas e instalar armadilhas para controle de vetores”, informa o servidor.
Ricardo enfatiza ainda que o Controle de Vetores é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade, incluindo o poder público, setor privado e população, sendo assim é de extrema importância que todos façam a sua parte”.