Com o plenário da Câmara Municipal superlotado aconteceu na manhã desta quarta-feira, com início as 7 horas, a solenidade de posse dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeita e vereadores de Naviraí. Eles assumiram um mandato neste dia 1º de janeiro de 2025 que se encerra dia 31 de dezembro de 2028.
Em respeito da Lei Orgânica do município a primeira sessão solene de posse foi presidida pelo vereador mais velho, no caso, Josias de Carvalho (Republicanos) que convidou para exercer o cargo de 1º secretário ad-hoc Márcio Scarlassara (PP) e como 2° secretário ad-hoc, Neninha (PSDB).
Depois da abertura de praxe da sessão, a mesma foi suspensa por cinco minutos para apresentação de chapas de quem quisesse concorrer aos cargos da Mesa Diretora. Apenas uma chapa foi inscrita, denominada de Chapa 01 e ela alcançou 15 votos favoráveis, ou seja, por unanimidade foi eleita.
Empossado como novo presidente do Legislativo local o vereador Daniel Moretto (PL), ele convocou os demais componentes da Mesa: Mário Nelvo (vice), Rosangela Sofa (1ª secretária) e Ricck Eventos (2º secretário). Logo a seguir convidou o então prefeito eleito Rodrigo Sacuno (PL) e Telma Minari (União Brasil) para serem empossados em seus respectivos cargos, assumindo a responsabilidade de gerir os destinos do município até 31 de dezembro de 2028.
VEREADORES EMPOSSADOS
Na mesma cerimônia, tomaram posse os 15 vereadores eleitos para a nova legislatura. Entre eles, estão Márcio da Araguaia (PP), Ederson Dutra, o “Neninha” (PSDB), Giovana Silvério, a “Giovana Filha do Zecão” (PSD), André Ricardo Biscaro, o “Ricck Eventos” (MDB), Daniel Moretto (PL), Brendo Caique Barbosa dos Santos (PSDB), Bruno Liutti (PL), Regivan Moraes da Silva (MDB), Mário do Gesso (PSDB), Josias de Carvalho (Republicanos), Patrícia Capuci (União Brasil), Rosângela da Refrigeração (PP), Sara Castelão (Podemos), Murilo Matos (União Brasil) e Eli José Rodrigues, o “Eli Construtor” (PT).
CINCO MINUTOS VEREADORES
Após a posse cada vereador teve direito a fazer o uso da tribuna pelo prazo de cinco minutos, cabendo o mesmo tempo à vice-prefeita Telma Minari e ao prefeito Rodrigo Sacuno.
Terminada a primeira sessão da 16ª legislatura da Câmara Municipal de Naviraí, todos foram convidados a irem até a Prefeitura, onde a ex-prefeita Rhaiza Matos após entregar, simbolicamente, a chave da cidade a Rodrigo Sacuno, passou a ele também a faixa simbólica de seu cargo, sob intensos aplausos. (Texto: Jota Oliveira, com informações Diário do Conesul).