Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Hemodiálise reduz distâncias e melhora qualidade de vida


Pacientes renais crônicos de Naviraí e região já são atendidos no Centro de Nefrologia Sakae Kamitani (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

 

Após um mês de operação, o Centro de Hemodiálise de Naviraí já demonstra sua importância, oferecendo atendimento em três turnos, o que proporciona maior flexibilidade e comodidade para os pacientes atendidos. Realizadas três vezes por semana, cada sessão de hemodiálise tem duração de 3 a 4 horas.

Inaugurado no dia 12 de novembro de 2024 pelo Governador Eduardo Riedel e a prefeita Rhaiza Matos, o Centro de Nefrologia Sakae Kamitani já está cumprindo um sonho antigo de mais de 20 anos da população de Naviraí e dos municípios da região. Com a crescente demanda por tratamento de hemodiálise, a nova unidade se mostra essencial para atender pacientes renais crônicos da Microrregião Sul de Saúde que tem Naviraí como sede e que, até então, tinham que se deslocar para Dourados, Ponta Porão ou Campo Grande, para acessar esse serviço vital.

Após um mês de operação, o Centro de Hemodiálise de Naviraí já demonstra sua importância, oferecendo atendimento em três turnos, o que proporciona maior flexibilidade e comodidade para os pacientes atendidos. Realizadas três vezes por semana, cada sessão de hemodiálise tem duração de 3 a 4 horas.

Com 18 máquinas de hemodiálise disponíveis, a estrutura do Centro de Nefrologia Sakae Kamitani foi planejada para atender até 120 pacientes em três turnos. O local é equipado e conta com equipes de profissionais da saúde altamente preparados e capacitados, prontos para oferecer um atendimento de excelência. O local opera nas segundas, quartas e sextas-feiras, atendendo atualmente 50 pacientes, sendo 34 de Naviraí e 16 dos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo, que formam a Microrregião Sul de Saúde.

Além das máquinas em uso, o centro mantém duas unidades de reserva para garantir continuidade no atendimento, caso ocorra algum problema técnico. Essa estrutura de suporte é fundamental para assegurar que os pacientes não enfrentem interrupções em seus tratamentos, refletindo o compromisso do Governo do Estado e da Prefeitura de Naviraí com a saúde pública da região. O investimento de R$ 3 milhões para a aquisição das máquinas foi um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos.

A entrega do Centro de Nefrologia Sakae Kamitani é um marco na história da saúde pública em Naviraí, representando não apenas um avanço em infraestrutura, mas também uma resposta direta às necessidades dos renais crônicos. Com a continuidade desse serviço de saúde que passou a ser prestado em Naviraí, espera-se que mais pacientes possam iniciar seus tratamentos em um ambiente adequado e acolhedor, promovendo a saúde e encurtando distâncias para todos que residem nos municípios que compõem a microrregião Sul de Saúde no Mato Grosso do Sul. (Com informações Diário do Conesul).

 

 


Fonte: Diário do Conesul