Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Vídeo mostra onças-pintadas passeando por estradas rurais de Naviraí


Duas onças-pintadas (Panthera onca) foram vistas esta semana em Naviraí, município do sul de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito por dois homens que estavam em um veículo. Eles se depararam com dois exemplares da espécie ao trafegarem pela MS-489 (estrada de Naviraí ao distrito de Porto Caiuá), nas proximidades da Fazenda Vaca Branca.

Apontado como o maior felino do continente americano e considerado um dos felinos mais bonitos da fauna brasileira, a presença das duas onças-pintadas fora confirmada por diversas pessoas ouvidas pela reportagem do Panorama do MS.

Conforme consta, imediatamente ao se deparar com as onças de aproximadamente 80cm de altura, a dupla parou a viagem e começou a filmar. As onças não se assustaram, andaram em direção ao veículo e permaneceram no leito da estrada. Uma delas chegou a se deitar no leito da rodovia, com toda tranquilidade. A outra, mais cautelosa, observou se havia perigo, mas, depois também se deitou.

Levantamentos feitos pelo Panorama do MS, reiteram que a imagem é verdadeira. Aliás, os entrevistados não esconderam a surpresa e muito menos o contentamento de compartilhar o vídeo afirmando: “Pode divulgar. É notícia verdadeira. Uma maravilha para a fauna naviraiense e resultado de ações de preservação ambiental”.

O vídeo circulou bastante nas redes sociais locais esta semana, chamando a atenção de toda a população naviraiense. Aliás, esta não é a primeira vez que felinos são avistados no município. Antes, ciclistas integrantes de grupos de pedais já haviam relatado que se depararam com onças na mesma região, porém, eram pardas.

Ambientalistas explicam que a aparição das onças pintadas e pardas comprova que Naviraí, por possuir o maior parque ambiental municipal do Brasil, nas proximidades do rio Ivinhema e rio Paranazão, oferece ambiente absolutamente propício para a reprodução dos ferozes felinos. Porém, alertam àqueles que viajam pela região da reserva ambiental municipal, fiquem atentos e evitem a aproximação pessoal com qualquer animal selvagem, pois, geralmente eles atacam como forma de defesa, principalmente, de sua prole. (Com informações Panorama do MS).

 


Fonte: Panorama do MS