As audiências públicas da UFMS Participativa percorreram os Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS), Coxim (CPCX), Naviraí (CPNV) e Nova Andradina (CPNA) nos dias 6 e 7 de novembro. Aberta a toda comunidade universitária e sociedade sul-mato-grossense, a plataforma digital ufms2030.ufms.br foi criada para receber as sugestões para o fortalecimento da Universidade nos próximos cinco anos.
Inspiradas no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, as rodadas participativas apresentam a plataforma e incentivam que estudantes, professores, técnicos-administrativos, colaboradores e a comunidade externa enviem e apoiem de propostas para a construção coletiva do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2025 a 2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional. Os encontros são um momento para tirar dúvidas e abrir um espaço de diálogo com a comunidade. Para contribuir, é necessário acessar a plataforma e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br.
“Nosso objetivo é que todos conheçam a plataforma, participem, coloquem suas contribuições ou sugiram novas, sobre aquilo que ela deseja, para construirmos juntos a Universidade que queremos em 2030”, enfatizou a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.
Na quarta-feira, 6, as audiências públicas foram realizadas no CPCX e no CPNV. Além de estudantes e servidores da UFMS, estiveram presentes a gerente de Gestão das Políticas Educacionais do município de Coxim, Mariseth Santos Amado, representando o prefeito Edilson Magro; a diretora do Câmpus de Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Angela Kwiatkowski; a vereadora de Naviraí, Rosângela Sofá; a coordenadora regional de Educação, Cleusa Sarturi Pereira; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus de Naviraí do IFMS, André Baida; a empresária e consultora do Sebrae-MS, Isa Monteiro; o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen), Natael Silva; e o primeiro secretário da Acen, Léomarcio Leite de Oliveira. (Texto: Ascom UFMS).