Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UEMS em Naviraí oferta 70 vagas em quatro graduações


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 70 vagas para quatro cursos de graduação oferecidos na Unidade em Naviraí, sendo 40 vagas por meio do Vestibular 2025 e 30 vagas no Processo Seletivo Permanente (PSP) - Histórico Escolar. As inscrições para o Vestibular estão abertas até 06 de novembro de 2024 e para o Processo Seletivo Permanente (PSP) - Histórico Escolar, até 5 de janeiro de 2025.

Confira o número de vagas ofertadas:

Serão ofertados no Vestibular os bacharelados em Direito (26 vagas) e Química Tecnológica e Agroquímica (14 vagas) - os cursos têm duração de 5 anos e ocorrem no período noturno.

A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas no dia 24 de novembro de 2024 (período matutino), nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas – MS.

O(A) candidato(a) deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. O período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição 23/09/2024 a 15/10/2024. Os(As) candidatos(as) amparados pela Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000, que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição para vestibular a alunos de escolas públicas, deverão proceder conforme disposto nessa lei.

Inscreva-se no Vestibular UEMS 2025: https://concurso.fapec.org/inscricoes-uems.php.

 

Confira os cursos ofertados no PSP - Histórico Escolar:

O bacharelado em Engenharia de Alimentos oferta 20 vagas, no período noturno. São 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD). 

A licenciatura em Química oferta 10 vagas, sendo as aulas no período noturno, com duração de 4 anos. São 5 vagas para ampla concorrência, 2 vagas para negros, uma para indígenas, uma para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD). 

Para participar do PSP UEMS 2025 utilizando o Histórico Escolar do Ensino Médio o candidato NÃO precisa fazer nenhuma prova e também não há cobrança de taxa, a inscrição é GRATUITA. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, entre as 9h do dia 23 de setembro de 2024 e as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Para efetuar a inscrição no PSPHE-UEMS 2025, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição Digital, informando a maior nota da disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas do Ensino Médio, considerando os dados constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente), ou a nota equivalente a pontuação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, considerando os dados constantes no Certificado do Ensino Médio, a partir da participação no ENCCEJA ou ENEM, conforme o item 5 deste edital, emitida pelas instituições certificadoras (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia).

Inscreva-se no PSP - Histórico Escolar: https://candidato.uems.br/

 

RESERVA DE VAGAS

Todos os cursos da UEMS possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (20%), Indígenas (10%), Residentes em Mato Grosso do Sul (10%) e pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD) (5%).

 

SOBRE OS CURSOS DA UEMS DE NAVIRAÍ

O curso de Química Tecnológica e Agroquímica é um curso de bacharelado em Química com atribuições Tecnológicas, sendo voltado para o mercado AGRO, seja na parte de produção Agropecuária ou na Agroindústria. Este curso será o primeiro do Brasil com esta ênfase!!! Além do profissional formado poder trabalhar em qualquer indústria, também pode optar pela carreira acadêmica (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado) e atuar como professor universitário, pesquisador, etc. Pode atuar como químico forense, laboratorista, prestador de serviços na área química, etc.

O formado em Direito poderá atuar na Carreira Jurídica: Magistratura, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e do Município, Delegacia Civil e Federal; Advocacia: Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação; além de poder ser docente, pesquisador e consultor.

O Engenheiro de Alimentos trabalha dentro dos segmentos: da Indústria de Produtos Alimentícios; da Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos); das Empresas de Serviços; dos Órgãos e Instituições Públicas. Exercendo suas atividades nas áreas de: Produção / Processos; Garantia de Qualidade; Pesquisa e Desenvolvimento; Projetos; Comercial / Marketing; Fiscalização de Alimentos e Bebidas. Esta graduação a partir de 2024 será ofertada no período noturno, uma novidade para o curso que passou por uma reformulação da grade curricular para adaptar a graduação que antes era em período integral.

O licenciado em Química pode exercer sua profissão como educador na Educação Básica, nas quatro últimas séries do ensino fundamental e ensino médio, transmitindo o conteúdo teórico-prático pertinentes, visando proporcionar-lhes o conhecimento dos elementos da natureza e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; atuar no ensino técnico-profissionalizante. (Texto: Ascom UEMS).


Fonte: Ascom UEMS