A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se uniu à campanha Outubro Rosa ao transformar suas dependências em um novo ponto de arrecadação de kits de beleza e itens de higiene pessoal para mulheres em tratamento de câncer. Em parceria com as entidades Empreendedoras do Agora e Rede Negócios Árvore da Vida, a ALEMS, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, disponibilizou uma caixa no saguão do prédio para receber as doações até o dia 29 de outubro.
Os itens que podem ser doados incluem produtos de maquiagem e higiene pessoal como água micelar, água termal, batons, blush, delineadores, desodorantes, hidratantes, lápis de sobrancelha, perfumes e sabonetes líquidos.
Durante a sessão desta quarta-feira (9), a deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo, aproveitou a tribuna para destacar a importância da prevenção ao câncer de mama, especialmente no mês de conscientização. "Eu passei pelo câncer de mama e só busquei o exame após sentir um nódulo. Isso me levou a enfrentar a quimioterapia e a radioterapia. Sabemos a importância do diagnóstico precoce. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia anualmente, além de fazerem o autoexame", alertou.
Mara Caseiro apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer, que prevê mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2024, sendo cerca de 1% desses casos em homens. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres, com a estimativa de 910 novos casos em Mato Grosso do Sul. Ela também ressaltou a importância da prevenção, mencionando que 65% das sessões de quimioterapia realizadas pelo Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em setembro, foram destinadas a pacientes com essa doença.
A deputada enfatizou que o autoexame não substitui a mamografia, já que o exame pode detectar nódulos não palpáveis, e destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames gratuitos. "Também devemos adotar um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo", acrescentou. (Com informações Portal do Conesul).