Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

JAPORÃ: Pesquisa confirma Malaquias com 60% intenções de votos


Neste levantamento estimulado Gil Perin se mantém na 2ª colocação e tem 20% dos votos dos eleitores

Faltando 18 dias para a eleição municipal, nova pesquisa confirma a ampla vantagem do candidato Malaquias na preferência da população para ser o próximo prefeito de Japorã.

Nos últimos dias, o corpo a corpo com eleitorado se intensificou por todo o município. Malaquias e Aninha realizaram motociata pela aldeia Porto Lindo, caminhada pela cidade e visitas em diversos cantos.

As pesquisas são a principal ferramenta tanto para os candidatos, e também servem de apoio para eleitores indecisos se posicionarem. Muitos deixam a decisão de escolha para o último momento e as pesquisas influenciam na votação.

 

CONFIRA ABAIXO A PESQUISA:

Através da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-04257/2024, realizada no período de 12 a 17 de setembro do corrente mês, ouviu 400 moradores de Japorã (MS), com 16 anos ou mais de idade. Esta segunda pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal visando às eleições 2024, tem intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,77%, para mais ou para menos.

 

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea Malaquias manteve-se à frente, com 45% das intenções de votos. No levantamento anterior, realizada em julho, o percentual foi 23%, seguido por Gil Perin, com 15%, sendo que na anterior a vantagem foi 7,67%.

Depois aparece César Bispo, o “Cézinha” com 1%, sendo na anterior o percentual foi 1,33%, e 1% dos entrevistados apontaram outros nomes. Naquele levantamento o percentual foi 1%, enquanto 38% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 67%.

 

ESTIMULADA

No levantamento estimulado, Malaquias mantém a liderança, com 60%, sendo que no anterior o percentual foi 55%, seguido por Gil Perin, com 20%, sendo que no anterior o percentual foi 20,67%.

Já César Bispo vem bem atrás, com 5%, sendo que no anterior o percentual foi 3%, enquanto 15% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 21,33%.

 

REJEIÇÃO ESTIMULADA

No quesito rejeição estimulada, César Bispo está na frente, com 25%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 18,33%, seguido por Gil Perin, com 15%, sendo que na anterior o percentual foi 9%, e por Malaquias, com 8%, sendo que na anterior o percentual foi 7,67%, enquanto 52% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 65%.

 

AVALIAÇÃO PREFEITO

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou a gestão do prefeito de Japorã, Paulão Franjotti, e, para 75% dos entrevistados, é boa ou ótima, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 80%.

Já 16% dos entrevistados falaram que é regular, sendo que no anterior o percentual foi 10%, e 5% disseram que é ruim ou péssimo, sendo que no anterior o percentual foi 6%, enquanto 4% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 4%.

 

AVALIAÇÃO GOVERNADOR

O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do governador Eduardo Riedel no município e 65% dos entrevistados consideram como ótima ou boa, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 67%.

Além disso, 16% dos entrevistados falaram que é regular, sendo que na anterior o percentual foi 13,33%, e 10% disseram que é ruim ou péssima, sendo que na anterior o percentual foi 11,67%, enquanto 9% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 8%.

 

AVALIAÇÃO PRESIDENTE

O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Japorã e 37% dos entrevistados consideram boa ou ótima, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 34%.

Além disso, 34% dos entrevistados falaram que é ruim ou péssima, sendo que no anterior o percentual foi 36%, e 25% disseram que é regular, sendo que no anterior o percentual foi 25%, enquanto 4% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi e 5%. (Com informações Panorama do MS).

 


Fonte: Panorama do MS