A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense começou no último domingo (8) e o Naviraiense, de volta ao futebol após dois anos fora dos gramados, fez a festa da torcida no Estádio Virotão com vitória por 2 a 1 sobre o Comercial. Além do resultado, o Jacaré do Conesul começou a colher frutos dos seus projetos sociais nas categorias de base. Entre os titulares escalados pelo técnico Douglas Ricardo, o meia Henrique saiu direto do time que disputa o Estadual Sub-17.
Henrique é um dos atletas da equipe Sub-17 que, no início da preparação para a competição, foram chamados para treinar com os jogadores e, desde então, chamou atenção de Douglas Ricardo. “Nos primeiros treinos o Douglas já percebeu que o Henrique era um atleta que poderia ser trabalhado com os profissionais e passou a fazer parte regularmente nos treinos. Ele estava relacionado para a partida contra o Comercial e seria uma das opções no banco. Como o jogador que seria titular sentiu foi vetado dois dias antes, Douglas não pensou duas vezes em escalar o garoto”, explica o auxiliar, Alex Cruz.
Além de Henrique, outros garotos do Sub-17 estão no grupo que disputa a Série B. O zagueiro Gabriel Bolacha, que chegou a entrar no fim da partida contra o Comercial, o meia Yago e o atacante Richard Casco. “Isso mostra que investir nas categorias de base vale a pena sim e temos um projeto social muito bem montado que começa a mostrar resultado”, afirma o presidente do CEN, Carlos Talão.
PROJETO NASCER
Henrique nasceu no dia 26 de dezembro de 2007, ano em que o Naviraiense disputou a Série B e conquistou o título, subindo para primeira divisão. O jogador é o “prata da casa” raiz, já que nasceu no município e faz parte do projeto social Nascer, que o clube mantém em parceria com a iniciativa privada e com apoio da Prefeitura e atende jogadores dos seis aos 17 anos. Além do meia, outros quatro jogadores da categoria da base estão treinando com o time profissional.
“O Projeto Nascer é financiado 100% pela iniciativa privada, através de empresários locais que investem em forma de patrocínio mensal. A Prefeitura de Naviraí nos auxilia através da Gerência de Esportes, com a cedência e manutenção das praças esportivas. E também auxiliam na disponibilização de transporte para as partidas realizadas em outros municípios”, explica Talão.
Para atuar no projeto, o CEN, através do gerente de futebol Jadilson, ex-jogador e ex-técnico do clube, atuam cinco profissionais de educação física, um psicólogo e um assistente social.
“Em dias de jogos dos campeonatos estaduais de base, nós arrecadamos alimentos que são revertidos aos próprios alunos atendidos pelo Projeto Nascer, que mais necessitam e que são identificados e acompanhados pelo serviço social do clube”, completa o dirigente. (Com informações Sul News).