O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) completou 37 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, com uma cerimônia em Dourados marcada por homenagens e a entrega de medalhas. Criado em 1987, o DOF é um dos principais braços da segurança pública na região, cobrindo 53 municípios ao longo das fronteiras com Paraguai e Bolívia.
O governador Eduardo Riedel foi homenageado com a medalha Águia da Fronteira durante o evento, destacando o papel crucial dos investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e pessoal. "Estamos integrando 540 novos policiais ao DOF, reforçando nossa capacidade de enfrentamento e prevenção ao crime organizado, que impacta não só nosso estado, mas todo o Brasil", afirmou Riedel.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, mencionou que mais de R$ 3 bilhões foram investidos na segurança pública nos últimos oito anos, incluindo a aquisição de um helicóptero moderno para o DOF, com tecnologia avançada para operações noturnas e resgates aeromédicos.
Desde 2022, o DOF opera em um novo prédio, nomeado em homenagem ao ex-diretor Coronel Adib Massad. A nova estrutura também abriga a Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira (Defron) e uma base de policiamento aéreo, reforçando a presença efetiva na extensa área de fronteira do estado. (Com informações Portal do Conesul).