As regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul devem enfrentar uma nova frente fria no início da próxima semana, com temperatura mínima prevista de 13ºC, de acordo com os meteorologistas. Esta será a primeira queda significativa nos termômetros desde o início do inverno, que começa na quinta-feira.
A mudança de temperatura é esperada entre segunda e terça-feira, com mínimas de 13ºC em Ponta Porã e Porto Murtinho, 15ºC em Sete Quedas, Paranhos e Aral Moreira, e 16ºC em Iguatemi, Mundo Novo e Itaquiraí.
Campo Grande amanheceu nesta terça-feira com poucas nuvens e temperatura de 22ºC. A máxima prevista para hoje é de 29ºC, mas deve subir gradativamente nos próximos dias, chegando a 30ºC na quarta-feira e 31ºC na quinta-feira.
O dia deve ser novamente de calor e tempo seco, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, índices considerados baixos para a saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma umidade ideal de 60%.
Para minimizar os efeitos do clima seco, é aconselhável manter-se hidratado e evitar atividades físicas intensas nos momentos mais quentes do dia.
Na região sul do Estado, as máximas hoje não passam dos 29ºC em Ponta Porã e 31ºC em Dourados. O calor continua predominante na região pantaneira, com máximas de 35ºC em Corumbá, 34ºC em Porto Murtinho, 33ºC em Coxim e 32ºC em Aquidauana.
Outras máximas previstas para esta terça-feira incluem 31ºC em Água Clara, Bataguassu, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Bonito e Maracaju, 30ºC em Três Lagoas e Paranaíba, e 28ºC em Chapadão do Sul. (Com informações Sul News).