Malaquias ficou com 23%, Gil Perin 7,67%, Cézinha 1,33% e os demais entrevistados não souberam ou não responderam o levantamento; pesquisa ouviu 300 eleitores
Faltando pouco mais de 40 dias para o início oficial das campanhas eleitorais, a cidade de Japorã região Conesul do estado teve sua primeira pesquisa de intenção de votos registrada. Realizada entre os dias 1º a 3 de julho com trezentos moradores da cidade com idade mínima de 16 anos, idade em que o eleitor já pode participar ativamente das eleições e podem votar.
Os pesquisados responderam em quem votaria e, em quem não daria seu voto. Também avaliaram a aceitação e rejeição dos pré-candidatos a prefeito da cidade.
Os eleitores japorãenses foram indagados sobre os trabalhos da gestão do prefeito Paulo César Franjotti (Paulão), a performance da Câmara e sobre a atuação dos vereadores, bem como avaliaram as administrações do Governo do Estado e do presidente da República.
A pesquisa foi feita a pedido do site Diário MS News e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-03750/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência.
Confira abaixo os resultados:
Resultado da Espontânea para prefeito nas próximas eleições. |
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, Malaquias está na frente com 23% das intenções de votos, seguido por Gil Perin, com 7,67%, e Cézinha, com 1,33%, sendo que 1% apontou outros nomes e 67% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Resultado alcançado para prefeito na Estimulada |
ESTIMULADA
No levantamento estimulado, Malaquias continua na frente, com 55%, seguido por Gil Perin, com 20,67%, e Cézinha, com 3%, sendo que 21,33% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
REJEIÇÃO ESTIMULADA
No quesito rejeição estimulada, Cézinha lidera, com 18,33%, seguido por Gil Perin, com 9%, e Malaquias, com 7,67%, sendo que 65% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
AVALIAÇÃO PREFEITO
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou a gestão do prefeito de Japorã, Paulão Franjotti, e para 80% dos entrevistados é boa ou ótima, enquanto 10% consideram regular e 6% falam que é ruim ou péssima, sendo que 4% não sabem ou não responderam.
O atual prefeito foi bem avaliado, alcançando 80% entre Bom e Ótimo. |
AVALIAÇÃO CÂMARA
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda avaliou a Câmara Municipal de Japorã e 45,33% dos entrevistados consideram a Casa de Leis como boa ou ótima, 26,67% como regular e 13% como ruim ou péssima, sendo que 15% não sabem ou não responderam.
AVALIAÇÃO GOVERNADOR
O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do governador Eduardo Riedel no município e 67% dos entrevistados consideram como ótima ou boa, 13,33% como regular, 11,67% como ruim ou péssima e 8% não sabem ou não responderam.
AVALIAÇÃO PRESIDENTE
O Instituto Ranking Brasil Inteligência avaliou a gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Japorã e 36% dos entrevistados consideram ruim ou péssima, 34% como boa ou ótima, 25% como regular e 5% não sabem ou não responderam.
RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
Os articulistas políticos de plantão destacam que o atual período e, sobretudo, as pesquisas eleitorais servem como base para que os pré-candidatos e partidos entendam a percepção e o que a população está almejando e espera de seus futuros políticos. Em outra análise, o levantamento feito serve par nortear decisões pontuais visando o fortalecimento e o desenvolvimento de planos de propostas de campanha dos atuais pré-candidatos e futuros governantes. (Com informações Panorama do MS).