Com uma população de quase 56 mil habitantes e sendo o pólo da região do Conesul de Mato Grosso do Sul, Naviraí possuí uma população feminina eleitoral forte. Tornando-se predominante e consolidada conforme dados TRE/MS, apontando que dos 38.368 eleitores aptos a votar nas eleições de 2024, 20.081 são de mulheres.
Está representatividade embora forte e considerável, não se aplica no campo político local, embora o município tenha uma mulher no comando do executivo municipal, no legislativo fica evidenciado o enfraquecimento aja visto que nas últimas eleições não foi eleita nenhuma mulher ao cargo de vereadora.
Num comparativo dos anos base eleitorais mais recente entre 2008 há 2020, temos o período de mandato de 2017 a maior representatividade feminina onde se elegeram três vereadoras (Cris Gradella, Lourdes Virote e Rosângela Refrigeração), estas estiveram a frente do legislativo municipal, mas não conseguiram se reelegerem no pleito seguinte de 2020.
A força da mulher sempre foi espelho refletor durante todo período da humanidade, mas em sua grande maioria confrontada com os pensamentos machistas, não lhes dando a oportunidade de suas vozes terem o poder de fala e a honradez de ser ouvida.
Naviraí pode ser considerada um exemplo claro de força das mulheres pelo fato da observância no domínio tanto na representatividade do trabalho nas mais variadas formas de inserção no meio seja, nos comércios, indústrias e serviços públicos e, na geração de oportunidades de vagas de empregos com os estabelecimentos aos quais gerenciam, estendendo-se para o quantitativo das quais exercem o papel de chefe de família.
Para que na representação política possa mudar, é preciso que o público feminino primeiro: passem a acreditar, que são capazes de exercerem com excelência suas funções na política, como também aceitarem o desafio do ingresso neste campo ainda pouco explorados por elas, mas transformador na manutenção e garantias de direitos e principalmente na equidade para, o fortalecimento das políticas públicas e desenvolvimento local do município garantido a todos uma harmonia na forma de viver e construir.
Dados eleitores aptos a votarem em 2024 em Naviraí:
Feminino: 20.081
Masculino: 18.287
Total: 38.368.
Fonte: TRE/MS. Levantamento: 31/05/2024. (Texto: Pedro Lopes – Panorama do MS)..