A partir deste sábado (15), Curitiba (PR) terá a Taça Brasil Sub-21 de judô, organizada pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). Neste ano, a competição receberá 470 atletas de 93 clubes. Esse número é o recorde desde a primeira edição.
Pelo segundo ano consecutivo, a Taça Brasil incorpora a disputa por equipes mistas, que contará com a participação de 12 clubes. Em 2023, a primeira edição viu o Instituto Reação, do Rio de Janeiro, sagrar-se campeão ao derrotar o Flamengo por 4x1 na final, enquanto Esporte Clube Pinheiros e Minas Tênis Clube ficaram com as medalhas de bronze.
A introdução das equipes mistas nos campeonatos nacionais e interclubes é uma iniciativa estratégica da CBJ para fortalecer e expandir o judô brasileiro nesse formato, que se tornou parte do programa olímpico desde 2020 e do mundial desde 2017.
Após a Taça Brasil, os atletas da categoria sub-21 têm pela frente mais quatro competições cruciais antes do Campeonato Mundial, agendado para outubro em Dushanbe, no Tajiquistão: a Copa Pan-Americana de Lima em junho, as Copas Europeias de Praga e Paks em julho, e o Campeonato Brasileiro em agosto.
Confira abaixo os representantes de Mato Grosso do Sul na competição:
Marcos Paulo Corrêa, do Judô Clube Rocha
Elias Neto e Nathália Camily Gomes, do Judô Futuro
Otávio Amaral, da Associação Cano de Judô
Milena Leite de Marco e Ana Clara Leite de Marco, da Associação Desportiva Moura
Vinícius Andrade Pacheco, da Associação Nipo Brasileira
Andrei Kuttert, Rayssa Nascimento e Ana Carolina Ajala Spessoto, da Associação Yada de Judô. (Com informações Campo Grande News).