Nesta quarta-feira, dia 30 de maio de 2024, as 7 horas a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), promoveu um Café da Manhã com associados para falar sobre Mediação e Conciliação que são práticas mais rápidas para que o empresariado receba seus créditos junto aos clientes inadimplentes. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul agora tem o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) que resolve as questões com maior rapidez. Em Naviraí a coordenadora deste projeto é Joyce Anne de Souza, que foi quem ministrou uma palestra aos presentes no café da manhã e ele é coordenado pelo Juiz Dr. Eduardo Lacerda Trevisan.
(Foto: José Luiz Bressa) |
A coordenadora explicou que “se o conflito é familiar, de consumo ou alguma outra questão similar, saiba que você pode resolver por conciliação e mediação. Tudo de forma rápida e sem processo”, disse ela, acrescentando que é só procurar um CEJUSC. Com a implantação desse Centro Judiciário, o Poder Judiciário Sul-mato-grossense oferece aqui uma maneira mais rápida de resolver o seu conflito”.
Joyce explicou também que “o procedimento pré-processual antecede uma ação judicial e se a composição for positiva não é preciso ingressar com ação no fórum. O atendimento pré-processual é mais rápido, não é obrigatória a presença do advogado, e não há custas judiciais, independentemente do valor da ação”, garantiu a coordenadora local.
PORQUE FORAM CRIADOS
Os CEJUSC foram criados para atender uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e são responsáveis pela realização ou gestão das sessões e audiências de conciliação e mediação que estejam a cargo de conciliadores e mediadores, bem como pelo atendimento e orientação ao cidadão.
A FALA DO PRESIDENTE
Antes de encerrar o Café da Manhã com essa palestra explicativa, o empresário presidente, Natael Silva (Grupo Oriente), falou da importância para a classe dos comerciantes um bom funcionamento desse Conselho. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).