Com o pedido de afastamento do vereador Simon Rogério, foi aberta uma vaga na Câmara Municipal de Naviraí. E isso está dando “pano pra manga”. O Portal do Conesul conversou com o presidente do PSD, Moisés Bento, e este informou que a suplência pertence ao partido.
O ex-vereador Daniel Moreto era membro do PSD e por isso assumiu como suplente. Como ele mudou-se para o PL, Moisés Bento entende que a vaga pertence ao PSD, e desse modo, quem deverá assumir é um suplente do PSD, ou seja, Giovana Silvério.
Segundo o presidente do PSD, o jurídico do partido foi consultado e foi informado que a vaga é realmente do PSD. Para Soares Filho, vice-presidente do partido e assessor do senador Nelsinho Trad, “não há dívida de que a vaga é do partido e esperamos que ainda esta semana sejamos informados pelo presidente da Câmara para que a Giovana possa assumir; o processo é natural”, concluiu Soares.
O partido aguarda que o presidente da Câmara Municipal, Ederson Dutra, o Neninha, comunique o Cartório Eleitoral para que este convoque o suplente.
A Regra Eleitoral diz que a vaga pertence ao partido, no caso, o PSD. Diante disso, o presidente da Câmara deverá cumprir o que diz a regra.
O Portal do Conesul conversou com o Cartório Eleitoral, mas este disse que aguarda a manifestação do presidente da Câmara. Também tentamos contato com vereador Neninha e não tivemos êxito.
O ex-vereador Simon Rogério, que pela segunda vez se licenciou da vereança, falou sobre a polêmica do seu suplente, informando que a decisão é do presidente da Câmara, Ederson Dutra, e isso não é decisão dele. Para Simon, o presidente da Câmara deverá consultar o jurídico e tomar a decisão correta.
Toda essa celeuma se dá por ser este um fato inédito, nunca acontecido em Naviraí. (Com informações Portal do Conesul).