O Governo do Estado iniciou, neste domingo (24), visita técnica ao Pantanal de Mato Grosso do Sul. O objetivo, segundo nota encaminhada à imprensa, é aprimorar as políticas públicas de desenvolvimento sustentável do bioma.
O grupo, composto por especialistas de diversas áreas, iniciou o percurso às 5h. Em publicação nas redes sociais, o secretário-executivo de Meio Ambiente Artur Falcette destacou que a viagem vai perdurar durante toda a semana.
"Chegamos em Rio Verde com nossos amigos da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Sindicato Rural de Corumbá, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Embrapa para construir novas políticas públicas, assim como discutir o programa de pagamento de serviços ambientais que serão incorporados ao Fundo Clima Pantanal", disse.
Conforme noticiado, o fundo foi incluso a Lei do Pantanal de nº 6.160, sancionada em dezembro de 2023. O aporte, que chega a R$ 40 milhões, são oriundos da reorganização de outros incentivos fiscais e 50% das multas aplicadas no bioma.
No início da semana passada, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, foi até a Bélgica integrar a comitiva brasileira para tratar das restrições que passam a valer para produtos originários de áreas com desmatamento.
À reportagem, ele disse acreditar que a primeira investida de fundos de proteção como o já existente Fundo da Amazônica, foi feita em visita recente à Bruxelas, onde se encontra a sede da União Europeia. (Com informações Campo Grande News).