Após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada as 10 horas desta segunda-feira, dia 26, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Naviraí (SFPMN), Audenir Martins Eugenio da Silva, emitiu uma Nota de Repúdio e Solidariedade e encaminhou para a imprensa local. Conheça o seu teor na íntegra:
“NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Naviraí-MS, 26 de fevereiro de 2024
Em um momento histórico onde a sociedade clama por justiça, equidade e respeito mútuo, é com profunda consternação e veemente repúdio que o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Naviraí-MS, sob a presidência de Audenir Martins Eugenio da Silva, se manifesta frente aos recentes acontecimentos que macularam os princípios democráticos e de respeito que deveriam nortear as relações entre os poderes municipais e as representações sindicais.
Desde o final do ano de 2023, este Sindicato tem empreendido esforços incansáveis na busca por um diálogo construtivo com o Executivo Municipal, objetivando o reajuste salarial dos funcionários públicos, pilares indiscutíveis do funcionamento e desenvolvimento de nossa cidade. A despeito de nossas tentativas, marcadas pela cordialidade e pelo respeito institucional, fomos recebidos com um silêncio ensurdecedor, que já prenunciava a tempestade que estava por vir.
No dia 26 de fevereiro de 2024, durante a 5ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Naviraí-MS, o que se viu foi um espetáculo desolador para a democracia e para o respeito ao diálogo sindical. O Ilustríssimo Vereador Josias de Carvalho, em um ato que desafia a própria essência do decoro parlamentar, atacou de forma vil e desrespeitosa não apenas este Sindicato, mas também ao SIMTED, representações legítimas dos trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço público e à educação de nossa cidade.
As palavras e ações do vereador, marcadas por um desdém inaceitável pelos princípios sindicais e pela luta dos trabalhadores, culminaram em um ato de desrespeito sem precedentes: a destruição e o descarte de uma nota de repúdio, símbolo de nossa luta por justiça e reconhecimento.
Ao se dirigir na tribuna aos demais pares, o nobre Vereador não apenas rasgou e jogou ao chão a nota de repúdio emitida por nosso Sindicato, fruto de muito esforço e diálogo em defesa dos direitos dos servidores públicos municipais, como também proferiu graves ofensas contra a própria instituição sindical e os trabalhadores por ela representados.
Em suas lamentáveis colocações, o edil afirmou categoricamente que "não gosta de sindicato" e que as entidades sindicais "mais atrapalham do que ajudam".
Tal atitude não apenas desrespeita os funcionários públicos e educadores de Naviraí-MS, mas também atenta contra os pilares da democracia, do diálogo e do respeito mútuo, fundamentos esses que deveriam guiar a atuação de qualquer representante eleito pelo povo.
Desqualificar de forma leviana entidades sindicais é desconhecer a história e o papel fundamental que estas desempenham na defesa cotidiana dos interesses daqueles que representam, quanto na construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.
Instituição esta, que no dia 27 de março, completará 30 (trinta) Anos de sua história de lutas e conquistas para o bem do funcionalismo público municipal e ao bem de todos os munícipes, e que não serão apagados ou diminuídos por qualquer agente público, que deveria zelar e respeitar esta Instituição e todos os Funcionários Públicos que ela representa.
Neste momento de indignação, não podemos deixar de expressar nossa mais profunda solidariedade ao SIMTED como Instituição Sindical e a todos os educadores que, dia após dia, enfrentam inúmeros desafios para garantir uma educação de qualidade aos cidadãos de Naviraí-MS. A luta do SIMTED é também nossa luta, e os ataques sofridos por eles ferem igualmente cada membro deste Sindicato e cada trabalhador que acredita na importância da união e da representação sindical na defesa de seus direitos e dignidade.
Exigimos, portanto, uma retratação pública do Vereador Josias de Carvalho, bem como um posicionamento firme do Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Naviraí-MS, no sentido de repudiar tais atitudes e garantir que o diálogo, o respeito e a busca por soluções justas e equitativas prevaleçam sobre a intolerância e o desrespeito.
Este Sindicato, juntamente com todas as representações sindicais que lutam incansavelmente pelos direitos dos trabalhadores, permanecerá vigilante e atuante, reafirmando nosso compromisso inabalável com a justiça, a equidade e o respeito mútuo. Não nos calaremos diante de atitudes que buscam minar a importância do diálogo e da representação sindical, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa.
Reiteramos nosso compromisso histórico e intocável com a defesa dos direitos e conquistas dos servidores públicos municipais, e conclamamos todos os trabalhadores, cidadãos e representantes eleitos de Naviraí-MS a se unirem em defesa dos princípios democráticos, do respeito mútuo e da justiça social.
Juntos, somos mais fortes e capazes de superar os desafios que se impõem diante de nós, construindo um futuro mais digno e respeitoso para todos.
Atenciosamente,
Audenir Martins Eugenio da Silva
Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Naviraí-MS”.