Criada recentemente, dentro do novo organograma da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a 14º Companhia Independente de Polícia Militar de Mundo Novo, foi instalada oficialmente na tarde dessa quarta-feira (21), com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre as quais, o Comandante geral da PMMS, Coronel Renato Dos Anjos Garnes.
Durante sua fala, o recém nomeado Comandante da nova Companhia, Major PM Willian Scaramuzzi Teixeira, agradeceu o apoio da sociedade e disse que isso é essencial para que a PM possa desenvolver suas ações dentro da atividade de “fazer segurança pública”.
O Coronel PM Wellington Klimpel do Nascimento, chefe do Comando de Policiamento de Área da Fronteira Sul, sediado em Ponta Porã (CPA -4) e com jurisdição sobre a CPMI de Mundo Novo destacou o desafio de ter sob suas ordens, 12 municípios fronteiriços com o Paraguaia e enfatizou que irá buscar melhorar o nível dos serviços oferecidos pelos policiais, através de cursos de qualificação e disse que operações policiais serão realizadas, visando propiciar mais segurança a comunidade.
Prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, lembrou da luta política para a criação da Companhia e disse que a unidade, que substituirá o antigo terceiro Pelotão de Mundo Novo, abrangerá além da sede, os municípios de Iguatemi, Japorã, Eldorado e o distrito de Porto Morumbi (Eldorado), o que reforça a liderança regional de seu Município.
Ele prometeu empenho em prol da construção de um novo prédio para a Polícia Militar, destacando inclusive, que a prefeitura Municipal, já disponibilizou um terreno bem localizado para isso.
“Mundo Novo é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul, que conheci em 1975, quando ainda criança, cruzei o Rio Paraná, com minha mãe, meu pai e o resto de minha família, vindos do Paraná. Sendo que fixamos residência em Sete Quedas". Com essa fala, o Comandante Geral da PMMS, Coronel Renato, abriu seu discurso na criação oficial da 14º CIPM.
Ele destacou que a localização geográfica privilegiada de Mundo Novo, que está na fronteira com o Paraguai e divisa com o Paraná, bem como a quantidade de ocorrências atendidas, estão entre os fatores analisados na criação da nova unidade. “Temos um olhar especial para esta região”.
A unidade atuará no policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança. Equipada com viaturas e armamentos, a tropa terá capacidade de combater o crime organizado e dar pronta resposta em caso de incidentes críticos. (Texto: Nilson Silva – Ascom 14ª CIPM, com fotos Gilmar Prado).