Dentre as 10 cidades que registraram os menores índices de umidade relativa do ar no País nessa segunda-feira (29), nove são de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Amambai e Jardim dividem o primeiro lugar do ranking de cidade mais seca do País, com índice de umidade de 14%, considerado estado de alerta.
Na sequência, em segundo lugar aparece Dourados, com umidade de 16%.
Completam o ranking os municípios de Juti, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas, com 18%, e Maracaju e Água Clara, com 19%.
Em Campo Grande, o índice de umidade relativa do ar chegou a 26%, sendo o 36º menor do País.
Umidade relativo do ar abaixo de 30% é considerada estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo prejudicial à saúde.
Isto porque o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados, além de irritação nos olhos e garganta, ressecamento da pele e dermatites.
CALOR
Além do tempo seco, treze cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as 20 que registraram as maiores temperaturas do País nessa segunda-feira (26).
Conforme o Inmet, a máxima registrada no Brasil foi de 39,8°C, em Jaguaribe, no Ceará. Na sequência, aparece Jardim, com 38,6°C.
Outras 12 cidades do Estado que completam o ranking das mais quentes são: Nhumirim - 38°C (4º lugar)
Maracaju - 37,6°C (8º)
Aquidauana - 37,4°C (10º)
Corumbá - 37,1°C (12º)
Água Clara - 37,1°C (13º)
Três Lagoas - 36,8°C (17º)
Juti - 36,7°C (19º)
Amambai - 36,6°C (20º)
PREVISÃO
O calor deve continuar em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (30).
A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica tempo com sol e variação de nebulosidade.
São esperadas altas temperaturas, com máximas que podem chegar a 39°C.
Além disso, o tempo continua seco, com baixos índices de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%.
Em algumas regiões, podem ocorrer pancadas de chuva típicas de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade ou bairro vizinho há um aumento de nebulosidade, sem precipitações.
Pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. (Com informações Jornal Correio do Estado).