Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, é retirada das casas no dia 6 de janeiro.
Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.
Na religião Católica, a data de montagem da árvore de Natal e demais decorações natalinas é sempre no primeiro domingo do advento, que é o período litúrgico que marca a preparação para o nascimento de Jesus.
O advento dura quatro semanas e termina às vésperas do dia de Natal, 25 de dezembro.
Na data do início são montados o presépio, a árvore e a coroa do advento. Apesar de ser o dia correto para a montagem, a data varia de acordo com cada família, não havendo uma tradição.
Já a retirada dos enfeites é culturalmente mais forte e costuma ocorrer no dia 6 de janeiro.
MAS POR QUE RETIRAR AS DECORAÇÕES NESTE DIA?
Segundo a religião católica, o Dia de Reis marca a data em que os reis encontraram, levaram presentes e revelaram o menino Jesus a todas as nações.
Desta forma, na Igreja, se encerra o tempo de Natal e se inicia o tempo comum.
Com o fim das comemorações de Natal, perde-se o sentido de manter as decorações.
A tradição passou para além dos fieis católicos e é quase a data quase oficial para desmontar a árvore de Natal e retirar as decorações, inclusive no comércio.
O Dia de Reis é narrado na Bíblia pelo evangelista Mateus, na passagem 2,11: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra".
Belchior, Gaspar e Baltazar são os reis magos que foram guiados por uma estrela até o local onde Jesus nasceu, em Belém.
COMO GUARDAR A DECORAÇÃO DE NATAL?
Como os enfeites são reaproveitados de um ano para o outro, é necessário um cuidado na hora de guardá-los.
VEJA AS DICAS:
A árvore de Natal deve ser colocada dentro de um saco plástico, envolvido com fita, para evitar que pegue poeira. O ideal é acomodá-la ainda dentro de uma caixa e guardar na horizontal.
Bolas e enfeites delicados devem ser enrolados em plástico bolha e acondicionados dentro de caixas de papelão com divisórias, para evitar que um entre em contato com os outros.
Pisca-pisca deve ser enrolado delicadamente em um pedaço de papelão e depois em plástico bolha, para que não embolem ou acabe queimando as luzinhas.
Guirlandas também devem ser enroladas em plástico bolha e guardadas em caixas separadas, sem nenhum outro item por cima, para evitar de amassar o festão ou demais itens decorativos que as compõem.
O presépio também ser embrulhado em plástico bolha, com capa peça separada, quando não for peça única, e acomodado em caixas que não sejam muito grandes para que não fique balançando, correndo o risco de quebrar. (Com informações Jornal Correio do Estado).