Hoje integrando a equipe do Clube Regatas Flamengo, o adolescente Christopher Cardena, filho do casal Haroianne Conceição Cardena Teodoro e William Rodrigues Santana, natural de Campo Grande, vem buscando com uma luta incansável e apoio de seus familiares, o seu aperfeiçoamento na profissão que escolheu quando tinha 4 anos de idade, ao ver uma apresentação do ginasta olímpico Arthur Zanetti, pensando conquistar títulos nesta modalidade esportiva.
Aos cinco anos de idade, sua avó Rose Aparecida Cardena de Souza, que é Enfermeira Padrão no Hospital Municipal de Naviraí, foi à procura de um local apropriado e adequado para seus treinamentos, quando conheceu o CEFAT, de Campo Grande. A vontade de crescer rapidamente neste esporte fez com que o então garoto de destacasse em seus treinamentos e com seis meses nesse local treinando, ele já integrava a turma de rendimentos.
Dando sequência diária a seu aprendizado, Christopher em 2021 foi campeão brasileiro na categoria Sub-9 e no ano de 2022, ficou em terceiro lugar na categoria Sub-11, o que fez com que sua família, em especial, sua mãe Haroianne, precisasse mudar para o Rio de Janeiro em 2023, quando o adolescente foi selecionado para integrar a equipe do Flamengo, conquistando o 2º lugar por equipe no Campeonato Brasileiro em Lauro de Freitas, na Bahia e em 3º lugar no Individual na mesma competição. Em outra competição, em Anápolis (GO), a sua equipe foi a campeã e ele no Solo ficou em 1º lugar e em 4º lugar no Individual.
Sua última competição aconteceu dia 02 de dezembro no Rio de Janeiro, a adolescente Christopher conquistou em seis séries, duas medalhas em 1º lugar, uma em segundo e três em terceiro lugar.
Filho de família de baixa renda, este adolescente faz promoções como rifa e outras modalidades, visando com isso conquistar apoio financeiro para poder se dedicar com exclusividade ao seu sonho, que é se tornar um atleta olímpico de sucesso com esta atividade esportiva. O sonho do garoto é conquistar títulos no Campeonato Brasileiro, no Sul Americano e até mesmo em Olimpíadas.
Christopher explica que por dois anos consecutivos durante o seu aprendizado em Mato Grosso do Sul, ajudou a equipe do Estado a conquistar o vice-campeonato brasileiro com o técnico João Gabriel. Hoje João Gabriel continua sendo seu treinador e conta com a coordenação de Daniel Biscalchim. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).