Os condutores de veículos com CNH (Carteira Nacional de Habitação) das categorias C, D e E têm até o dia 28 deste mês para renovar o exame toxicológico, documento obrigatório para motoristas dessas categorias, mesmo que não sejam condutores profissionais. A ausência do exame é considerada infração gravíssima, com multa de até R$ 1.467,35, valor que é dobrado para reincidentes. A situação pode gerar pontos na carteira e até suspensão, para quem reincide.
Essas categorias envolvem caminhões e veículos com mais de oito passageiros. O Detran estadual orientou os condutores a fazerem a regularização. “É importante reforçar a situação de multa após o dia 28/12/23, para os condutores habilitados nas categorias C, D e E, que estiverem com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias, independente do veículo que estiverem conduzindo. Não esperem o limite do prazo para fazer o exame”, explica Luiz Fernando, Diretor de Habilitação do Detran-MS.
A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha.
Feito, o resultado será lançado no sistema Renach, para as autoridades conferirem. Os condutores podem conferir a validade do exame através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Quem já o utiliza, receberá mensagem de notificação quando se aproximar o vencimento do exame. (Com informações Campo Grande News).