Bicampeão! A Liga de Quito, do Equador, sagrou-se campeã neste sábado (28) da Copa Sul-Americana. O Fortaleza foi o representante brasileiro na final e perdeu nos pênaltis. No tempo regulamentar, empate em 1 a 1. Nas cobranças, 4 a 3 para o time equatoriano.
O Fortaleza chegou a abrir o placar no começo do segundo tempo com Martín Lucero aos 3 minutos. Sete minutos mais tarde, Lisandro Alzugaray empatou. Na prorrogação, igualdade mantida.
A disputa de pênaltis começou com defesa do goleiro brasileiro João Ricardo. No entanto, Silvio Romero e Pedro Augusto perderam para o Fortaleza. Na sexta e última série, Lucas Piovi fez e Emanuel Brítez parou no goleiro Alexander Domínguez.
A campanha da LDU começou no grupo A, onde fez a melhor campanha sobre o Botafogo, Magallanes, do Chile, e César Vallejo, do Peru. No mata-mata, passou por três campeões da competição: San Lorenzo (oitavas de final), São Paulo (quartas de final), Defensa y Justicia (semifinal).
O título de 2023 faz a LDU se igualar a Boca Juniors, Athletico Paranaense, Independiente e Independiente del Valle, com duas conquistas cada. No ano anterior, outro time brasileiro perdeu na final para um equatoriano. O São Paulo foi derrotado para o Del Valle. Com a conquista, a LDU tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores de 2024. (Com informações Campo Grande News).