Neste fim de semana, predomina a previsão de tempo instável, com probabilidade para chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo, conforme mostra levantamento do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec).
Para hoje (28), prevê-se que as instabilidades atmosféricas podem atingir todo o estado, mas o destaque é para as regiões sul e sudeste do estado.
Segundo o Cemtec, essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade, aliado a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. Além disso, o avanço de cavados favorece a formação de nuvens e chuvas no estado.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 21-23°C e máximas que podem atingir os 34°C nas regiões sul, leste e bolsão.
Para as outras regiões do estado, temperaturas mínimas entre 24-27°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 24°C e máximas de até 32°C.
Para o domingo (29), a previsão é de que o tempo deve seguir instável, com probabilidade para chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.
Da mesma forma, as instabilidades atmosféricas podem atingir todo o estado, mas o destaque, neste dia, é para as regiões sul, sudeste, leste, central e bolsão.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 22-24°C e máximas que podem atingir os 35°C nas regiões sul, leste e bolsão.
Para as outras regiões do estado, temperaturas mínimas entre 24-27°C e máximas de até 37°C. Em Campo Grande, mínima de 24°C e máximas de até 32°C.
Nos dois dias, os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento intensas com valores acima de 60km/h
ALERTAS DE PERIGO
Ainda hoje (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas de perigo para tempestade e chuvas intensas.
O aviso meteorológico é voltado para toda a extensão de Mato Grosso do Sul, indicando que as chuvas mais torrenciais devem atingir o sul do Estado.
Desse modo, o alerta emitido é de chuvas intensas para as regiões centro-norte, sudoeste, leste e pantanais sul-mato-grossense.
Já o alerta mais perigoso, de tempestade, é para parte do sudoeste, leste e sul do Estado, devendo atingir cidades como Dourados, Amambai, Caarapó, Tacuru, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Naviraí, Fátima do Sul, entre outras.
Conforme os dados do Climatempo, a previsão é de 80% de possibilidade de chuva neste sábado (28), e de 90% no domingo (29), na Capital. (Com informações Jornal Correio do Estado).