Um verdadeiro mutirão de conscientização foi realizado na cidade de Itaquiraí, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo era levar à população que a partir de agora, com a entrada em vigor de uma lei municipal (Decreto nº 5251/2023), o município irá exigir dos proprietários de lotes urbanos, que mantenham os mesmo limpos e eliminando os pontos de água parada que acabam transformando em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikunguya.
Na campanha os servidores que participaram das visitas domiciliares em toda a cidade, pediram a população que ajudem a deixar a cidade livre dessas graves doenças, acabando com os focos do mosquito. A referida lei oferece condições para que a Prefeitura faça com que os proprietários de residências e terrenos que não se adequarem as normas de saúde pública, estarão sujeitos a multas e penalidades constantes do Decreto Municipal nº 5251/2023.
A CAMPANHA CONTINUA
- Mantenha os terrenos baldios e quintais sempre limpos;
- Acondicione o lixo em sacos plásticos para a coleta;
- Não despeje entulhos nas calçadas e canteiros;
- Cubra a caixa d´água;
- Recolha os pneus velhos e garrafas vazias para local coberto; e
- Troque a água das planteiras por areia molhada.
Ter uma cidade limpa e sem dengue, também é tarefa sua. Colabore! Mantenha o seu quintal limpo.
MAIORES INFORMAÇÕES E DENÚCIAS
Para maiores informações a respeito do mutirão e do Decreto Lei Municipal vigente, é só ligar para o Controle de Vetores (67) 3476-1937 ou oferecer denúncias no celular (67) 998211279. (Texto: Guiomar Biondo – Decom Prefeitura de Itaquiraí).