Neste final de semana houve a passagem de uma frente fria pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul que provocou chuvas em áreas isoladas nos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. A migração da estação para a primavera deve influenciar na mudança de temperatura ao longo da semana no estado, os termômetros devem oscilar entre 38ºc e 14ºc.
Neste domingo (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo para a possibilidade de tempestades em 71 municípios do estado. A previsão aponta para a possibilidade de chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm/h, na maior parte do estado acompanhadas de ventos de até 60 km/h e queda de granizo, na região sul do estado.
Segundo o Inmet, a passagem da frente fria gerou um cavado (área de baixa pressão). Na madrugada desta segunda-feira (4), um ciclone extratropical e o fenômeno el niño influenciaram no sul de Mato Grosso do Sul, provocando, à medida que se desloca para leste, acumulados significativos de chuva com volumes em torno de 100 mm.
A previsão também indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul, como no município de Porto Murtinho.
De segunda a quarta-feira, as temperaturas devem permanecer elevadas do centro ao norte do estado, com máximas de 36ºc a 38ºc. Já no sudeste e na região sul, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 12º a 14ºc, a partir de quinta-feira (7).
Apesar das temperaturas elevadas, há possibilidade de chuvas em todo o estado. De acordo com o Inmet as chuvas são em decorrência do calor e da umidade, característicos da primavera, estação que se aproxima.
Já a partir do feriado de 7 de setembro, o sul e extremo sul do estado serão afetados por um deslocamento frontal. Segundo o Inmet, isso fará com que haja chuvas, trovoadas e rajadas de vento acima dos 50km/h. Os munícipios de Dourados, Bonito, Mundo Novo e Jardim estão entre os afetados.