As recentes manifestações políticas de lideranças do PT, dentre eles, o deputado estadual e ex-governador de Mato Grosso do Sul Zeca do PT, sinalizam a explícita vontade de que o Partido dos Trabalhadores feche de vez uma dobradinha com o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, visando as eleições municipais de 2024, em Dourados.
As manifestações têm saído dos gabinetes e se tornado públicas. Em uma delas, o petista sugeriu os nomes de Tiago Botelho (PT) para vice, e da deputada Lia Nogueira (PSDB) como a candidata a prefeita, ou vice-versa, com PT na cabeça e PSDB vice. Talvez a fala tenha sido para ver se a ideia desta aliança emplaca e a união “caia na graça” do povo.
Ao responder a sugestão dos partidários, Tiago Botelho disse que “Zeca é meu amigo e tem a maior das boas intenções tentando unir Lia e eu. Não é só ele que gosta da Lia, eu também gosto. É minha amiga pessoal. Mas, nesse momento o PT tem sua pré-candidatura. Estou aberto ao diálogo e a construção para tirar Dourados do buraco”, afirmou.
Porém, na visão de experientes políticos, a aliança já existe e a prova disso é um grande número de petistas ocupando cargos dentro da administração do governador Eduardo Riedel (PSDB). O cerne da questão é que o PT quer retornar ao comando do segundo maior município de Mato Grosso do Sul. Em toda sua história, Dourados só teve um prefeito do PT, O professor José Laerte Tetila, de 2001 a 2008.
A aliança PSDB/PT defendida por líderes petistas, ou seja, esta aproximação de Lia com Tiago Botelho é um balde de água fria em cima das pretensões de Marçal Filho (PP), ex-deputado que foi recém convidado para que ingressar no PSDB justamente para ser o indicado do partido para disputar a prefeitura de Dourados. O PSDB já tem três nomes querendo disputar a Prefeitura. A vinda de Marçal Filho pacificaria o tucanato local, permitindo a definição do nome do radialista como o candidato do partido nas próximas eleições. Agora, esta articulação defendida pelo PT, tira Marçal e coloca Liana aliança.
Durante Plenária do PT em Dourados, Tiago Botelho afirmou: “não tenho medo de eleição. Estou pronto para ser o pré-candidato a prefeito de Dourados. Alan Guedes não é apenas um prefeito ruim, ele é um prefeito sem proatividade, sem projetos e sem parcerias junto ao governo federal. Dourados está no buraco e a culpa dele. Nós sabemos como cuidar de Dourados, pois, já fizemos na administração do PT com ex-prefeito Tetila. Lula já tem um pré-candidato a prefeito em Dourados e eu tenho o orgulho de ser o único pré-candidato do presidente”, finalizou Tiago confiante no projeto político que anunciou. (Com informações Panorama do MS).