Sábado, 23 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

SHOWTEC 2023: consultor leva “a raiz da solução” ao estande da Copasul


Integrante da “Tropa de Elite da Produtividade”, agrônomo Leandro Barcelos estará no espaço da cooperativa no evento em Maracaju-MS nos dias 24 e 25/05

 

O engenheiro agrônomo Leandro Barcelos é atualmente um dos principais influenciadores da agricultura brasileira. Além da bagagem teórica, com quase 30 anos de profissão e quatro pós-graduações, ele acumula ainda experiência prática, sendo atualmente gerente geral da Fazenda Califórnia, no Maranhão, e consultor de propriedades rurais no oeste da Bahia, atuando presencialmente em mais de 45 mil hectares de lavouras. Com estes predicados e ainda mais de 55 mil seguidores pelas redes sociais, Barcelos tornou-se integrante da chamada “Tropa de Elite da Produtividade”, que a Copasul reunirá em seu estande na Showtec 2023 em Maracaju-MS.

No evento, que ocorre de 23 a 25 de maio, Barcelos se juntará a um grande elenco de especialistas em alta produtividade de grãos para falar sobre agricultura moderna. Além dele, estão escalados o agrônomo e produtor rural expoente do PAD-DF, Willian Matté; o agrônomo bicampeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja promovido pelo CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), Maurício de Bortoli; e o agricultor Laercio Dalla Vecchia, também campeão do CESB. Eles estarão à disposição dos cooperados da Copasul no espaço da cooperativa na Showtec especialmente em 24 e 25 de maio.

“Já estive duas vezes nesta região (sul de MS) fazendo palestras pela Copasul. Mas entendo bem o solo e as condições que temos nesta região, seja com solos arenosos ou argilosos. Eu acredito que posso ajudar muito com informações de manejo de solo para altas produtividades e também o manejo de fisiologia vegetal e propriamente o manejo da planta. Podemos ganhar muita produtividade através do manejo foliar, pensando em aumentar PMS e resistência a estresse por temperatura e luminosidade, por exemplo”, comentou Barcelos em entrevista à Copasul.

 

100 SACOS POR HECTARE

Barcelos ficou mais recentemente conhecido pelo seu curso, intitulado “A Raiz da Solução”, em que promete um plano completo para o produtor alcançar a produtividade de 100 sacos de soja por hectare em qualquer tipo de solo e mesmo em condições de clima que nem sempre precisam estar favoráveis. A fórmula para alcançar o objetivo, conforme aponta o consultor, é simples: aliar o conhecimento teórico à prática.

“Quero dizer que com o manejo correto de solo, físico, químico e biológico, podemos dar condições para que as plantas acessem água e nutrientes em profundidade. Assim, permaneçam crescendo mesmo em condições adversas. E outro fator muito importante: a matéria orgânica é capaz de absorver mais de 20 vezes o seu peso em água, transformando-se assim numa ‘caixa d’água’ de reserva para as plantas. Resumindo: manejo de solo é suficiente para não dependermos totalmente do clima e mesmo assim alcançarmos altas produtividades”, justificou.

O especialista, que conhece os atalhos para ajudar o produtor rural chegar ao destino das 100 sacas de soja por hectare, reconhece que o cooperado da Copasul está no caminho certo. “Eu acredito na teoria aliada à prática e na vontade de fazer diferente. Para obter resultados diferentes, temos que fazer coisas diferentes. E a Copasul está dando aula sobre isso, com humildade e vontade de vencer. Na minha visão, um dos motivos dessa alta produtividade na região e principalmente pelo sucesso da Copasul é o departamento técnico, que vem com informações e visões diferentes, quebrando paradigmas e assim elevando a produtividade da região”, enalteceu o agrônomo.

“Na minha visão, a Copasul está sendo primorosa na maneira de como está levando o conhecimento técnico ao campo. Ou seja, informações teóricas, práticas, mas principalmente trabalhando a esperança do agricultor, incentivando e motivando. Sem estarmos motivados a alcançar algo, não tem informação técnica que seja útil”, acrescentou Barcelos.

Por isso, mais do que ensinar os produtores a aumentar sua produtividade com sustentabilidade durante a Showtec 2023, Barcelos também planeja voltar para o Nordeste carregado com mais conhecimento sobre agricultura de alta performance e inspirado pela resiliência dos produtores do sul de MS. “A troca de ideias, ou seja, o networking é fundamental para o conhecimento. Das vezes que estive em Naviraí e Nova Andradina, sempre a experiência de cada um me mostrou maneiras diferentes de ver as coisas”, recordou.

E embora as experiências de cada produtor sejam diferentes, todas elas têm um ponto em comum com a realidade de Barcelos, salientou o próprio consultor: “a vontade de colher mais com menos”. 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação completa da Copasul na Showtec 2023 em Maracaju-MS começa com um painel sobre comercialização de grãos. No dia 23, a partir das 14h, o gerente da área comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, fará a mediação de um debate com participação de Aldo Lobo, economista pela PUC-PR que atua desde 2006 como analista de mercado da Granopar Corretora de Mercadorias, e Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC que atualmente é analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex.

Depois, no dia 24/05, a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laercio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado pelo próprio Leandro Barcelos. Na parte da tarde, os especialistas continuam em ação falando sobre plantas de cobertura e atendendo os cooperados da Copasul no estande da cooperativa.

No dia seguinte, os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté.

A feira tecnológica Showtec, realizada anualmente pela Fundação MS, é reconhecida como o maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, sendo realizada em uma área de 120.000 m². No ano passado, a feira recebeu 20 mil pessoas, que visitaram os estandes de 150 expositores e geraram mais de R$ 400 milhões em negócios.

 


Fonte: José Neto