Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Iagro pretende vacinar 16 milhões de animais contra febre aftosa


Produtor rural deve registrar a imunização pelo site da Agência até o 15 de dezembro de 2022
Bovino sendo vacinado contra febre aftosa. (Foto: Iagro / Divulgação)

Ao longo da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pretende imunizar 16 milhões de animais do Planalto e do Pantanal contra a febre aftosa.

O imunizante é obrigatório para todo o rebanho no Planalto, e deve ser administrado até o dia 30 de novembro. O produtor rural deve registrar a imunização pelo site da Iagro até 15 de dezembro de 2022.

A venda da vacina está liberada desde o dia 27 de outubro e não exige emissão de autorização de compra pela Iagro. A orientação das autoridades sanitárias é que sejam usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O índice de vacinação contra a febre aftosa na etapa de maio alcançou a marca de 99,73% de animais. No total, foram vacinados 11,7 milhões, entre bovinos e bubalinos. Excepcionalmente, no ano de 2022, as etapas foram invertidas, sendo que todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (agora em novembro). (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News