Sábado, 27 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Banho de São João é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil


O título foi decidido em maio do ano passado, mas documento oficializando o reconhecimento só foi publicado hoje

 

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu oficialmente o Banho de São João em Corumbá e Ladário como patrimônio cultural do Brasil.

O aviso foi publicado na edição desta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU).

A medida foi decidia em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em 19 de maio de 2021, mas ainda não havia sido oficializada.

A tradicional festa junina na região já é considerada Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul desde 2010, agora passa a ter condecoração nacional.

Em 2014, foram realizados estudos que apontaram a necessidade de se ampliar o recorte para todo o país, e em 2018, o Iphan firmou parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) para dar prosseguimento ao dossiê do Banho de São João, com incursões a campo e entrevistas com festeiros, devotos e autoridades religiosas.

Com o reconhecimento, o Banho de São João passa a ser acautelado pelo Iphan, que atuará na salvaguarda da festa, coordenando a execução de políticas públicas para a reprodução e sustentabilidade da manifestação.

 

BANHO DE SÃO JOÃO

A Celebração do Banho de São João tem procissões, cortejos de andores e batismo do santo nas águas do rio Paraguai.

A festividade inclui ainda decoração de altares e andores, queima de fogueiras e realização de oferendas, rezas e terços, giras em terreiros e levantamento de mastros.

O ritual é realizado anualmente, em um grande arraial pantaneiro.

Por conta da pandemia da Covid-19, a festa não é realizada há dois anos consecutivos.

Além das tradições religiosas, as do São João Brasileiro, como quadrilhas e comidas típicas juninas fazem parte do arraial.

Na passagem do dia 23 para 24 de junho, às margens do rio Paraguai, é realizado o banho com a imagem de São João.

Em Corumbá, o banho acontece no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado