Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Onevan precisa do nono mandato para prosseguir seu trabalho na AL


Onevan trabalha para convencer os eleitores de que merece continuar trabalhando na Assembleia
O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) busca seu nono mandato na Assembléia Legislativa. (FOTO: Divulgação)

Mineiro de Frutal(MG), de vida política iniciada como vereador de dois mandatos em Jales (SP), a partir de 1970, o agora deputado estadual Onevan de Matos (PSDB de Naviraí) tenta a reeleição para trabalhar em seu nono mandato.

Na Assembleia Legislativa, Onevan continua se destacando na saúde e na educação, que norteiam suas reivindicações e emendas parlamentares, onde representa os municípios do Cone Sul, Vale do Ivinhema e região leste. Onevan já dotou laboratório de informática em todas as escolas estaduais de Naviraí e gradativamente está atendendo outros municípios da região, como Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Amambai, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Juti, entre outros.

 

PASSAGEM PELO EXECUTIVO

Onevan de Matos foi eleito prefeito de Naviraí em 1988, governando o Município entre os anos de 1989 e 1992. É sob sua gestão que o Município do Cone Sul atravessa um choque de gestão e se transforma no maior canteiro de obras de Mato Grosso do Sul. Onevan construiu mais de mil casas populares de qualidade (Conjuntos Harry Amorim Costa e Odércio de Matos, preponderantemente), de até três quartos; construiu três escolas (Odércio de Matos; Milton Dias Porto; eo Centro Integrado de Educação); além de pavimentar ruas, construir galerias de águas pluviais, dentre outras obras de infraestrutura.

É na saúde, no entanto, que Onevan de Matos mudou a história de Naviraí: foi o então prefeito que construiu a Santa Casa, o Centro Odontológico, a Farmácia Municipal que atendia inclusive os remédios de alto custo e boa parte da estrutura do Município que existe até os dias atuais. Onevan contratou e qualificou profissionais (médicos especialistas, enfermeiros e técnicos), garantindo o atendimento digno e de qualidade. Onevan pôde comprovar, no exercício de seu mandato, que o homem público quando tem vontade política, consegue trabalhar e garantir o bem-estar da população.

 

NA ASSEMBLÉIA

Quando o assunto é “emendas parlamentares”, o deputado estadual deputado estadual Onevan de Matos é o grande campeão na destinação destes importantes recursos aos municípios e entidades, que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social. Onevan já destinou centenas de emendas, que beneficiaram 50 municípios sul-mato-grossenses, destacando laboratórios de informática, coberturas de quadras de esportes de escolas públicas; ambulâncias e UTIs Móveis; recursos para as Apaes dos municípios, dentre tantas outras entidades sérias, que prestam grandes serviços à população.

 

HISTÓRICO

Onevan chegou a Naviraí, então Mato Grosso, no ano de 1975 para exercer a sua profissão: advogado. Em 1978, logo após a divisão do Estado, foi eleito deputado estadual constituinte, participando da elaboração da 1ª Constituição de Mato Grosso do Sul.

Em 1983, tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, o deputado Onevan pediu licença à Assembleia para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, renunciou o mandato parlamentar em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura. É sob seu mandato que ocorrem as maiores obras construídas em Naviraí, sobretudo na área da saúde, habitação, educação e infraestrutura.

A Santa Casa, o Centro Odontológico do Jardim Progresso, o Conjunto Harry Amorim Costa e o Odércio de Matos foram obras realizadas em sua gestão. As três últimas escolas construídas em Naviraí (Odércio Nunes de Matos, Milton Dias Porto e o Centro Integrado de Educação) foram obras do então prefeito Onevan de Matos.

Em 1998 é eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002. Em 2006, Onevan de Matos conquistou o sexto mandato parlamentar. Desde 2009 integra a bancada do PSDB no parlamento estadual. (Com informações Sul News).


Fonte: Sul News