Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA autua fazendeira por desmatamento ilegal de 11 hectares


PMA autua fazendeira que desmatou 10,79 hectares de vegetação nativa de cerrado, que os Policiais mediram em GPS. (FOTO: PMA)

Uma área de desmatamento ilegal foi verificada no município de Corguinho, neste sábado (29), quando Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizavam fiscalização em uma propriedade rural e verificaram que uma fazendeira (50) desmatou 10,79 hectares de vegetação nativa de cerrado, que os Policiais mediram em GPS.

O desmatamento levantado por imagens de satélites como parte da operação Cervo-do Pantanal ocorreu entre 25/7/2013 e 27/9/2013 e foi realizado para o plantio de pastagem. Parte da madeira proveniente das árvores derrubadas no desmatamento encontrava-se em leiras no local. As atividades foram interditadas.

A pecuarista, residente em Corguinho, foi autuada administrativamente e multada em R$ 11.000,00. Ela responderá por crime ambiental. A pena é de três a seis meses de detenção. A infratora foi notificada a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

 

OPERAÇÃO CERVO-DO-PANTANAL

A vistoria faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 634 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites na bacia do rio Paraguai pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE). Só nos primeiros seis meses do ano, a PMA autuou 64 e aplicou R$ 1,4 milhão em multas por desmatamentos ilegais de 1.807 hectares de vegetação durante a operação. (Com informações Ascom PMA/MS).


Fonte: Ascom PMA/MS