Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Governo federal confirma início do horário de verão para 4 de novembro


Data foi adiada em virtude das eleições; mudança nos relógios vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e vai até 17 de fevereiro de 2019
Relógios em MS deverão ser adiantado em uma hora em 4 de novembro. (FOTO: Arquivo)

O horário de verão de 2018 terá início em 4 de novembro, uma semana depois da data marcada para o segundo turno das eleições deste ano –28 de outubro. A mudança nos relógios, que serão adiantados em uma hora, vai até 17 de fevereiro de 2019.

Mais uma vez, a mudança de horário será restrita às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul –atingindo assim Mato Grosso do Sul e os Estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Também por conta das eleições, o horário de verão será menor. A alteração sempre ocorre nos últimos dias de outubro, porém, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu ao presidente Michel Temer que a mudança só ocorresse depois de concluído o processo eleitoral, a fim de não prejudicar o horário de votação e a apuração em locais que já têm um fuso horário diferenciado –o Acre, por exemplo, tem as urnas fechadas três horas depois da contagem de votos ter sido iniciada em Estados do Sul, Sudeste, Nordeste e Brasília.

Fim – O anúncio também confirma que uma das ideias ventiladas pelo Governo Temer não foi adiante: o fim do horário de verão.

O Ministério das Minas e Energia havia realizado estudo no qual aponta que a alteração nos relógios já não surtia tanto efeito no consumo de eletricidade, cada vez mais relacionado às mudanças de temperatura –com uso de chuveiros elétricos ou de aparelhos de ar-condicionado. Os picos de consumo têm ocorrido nos períodos de maior calor. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News