Domingo, 21 de Outubro de 2018    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí firma parceria nas ações de prevenção contra doenças endêmicas


Momento da assinatura do Prefeito com represente do Governo e da equipe de Vetores. (FOTO: Assessoria)

 

A Gerência de Saúde de Naviraí através do Núcleo de Controle de Vetores recebeu na tarde de terça-feira (18), 30 aparelhos Smartphone que serão utilizados pelos agentes que trabalham no controle de doenças endêmicas.

A cerimônia foi realizada na sala de reuniões do NaviraiPrev e contou com a presença do Gerente de Saúde Welligton Santussi do Gerente de Vigilância Sanitária José Mário e do coordenador de equipe de vetores, José Pereira e representantes de Mundo Novo.

A assinatura do acordo entre município e estado aconteceu no gabinete do prefeito Dr. Izauri Macedo com o representante da Secretaria de Estado e Saúde Horácio Figueiredo.

Segundo José Pereira essa ferramenta fazendo parte da evolução tecnológica irá beneficiar os agentes na coleta de dados que automaticamente serão enviados tanto para o município quanto estado.

O aparelho de celular possui um aplicativo produzido pelo Governo do Estado através do setor de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado e Saúde, e Naviraí agora está inserida no programa que oferece agilidade e praticidade nas informações. Primeiramente o Núcleo de Controle de Vetores cumpriu dois requisitos básicos para que o município estivesse apito em receber os equipamentos. O primeiro foi a cadastramento de cada imóvel no sistema totalizando 27 mil residências existentes em Naviraí.

O segundo item, era a utilização do aplicativo pelo agente com teste para aprender a manusear o equipamento o que também foi feito com sucesso e hoje o município através dos agentes terá maior praticidade e agilidade no cadastramento ou na identificação de possíveis casos das doenças endêmicas, destacando que tal parceria é sem custo algum para a prefeitura.

Horácio Figueiredo técnico de Informatização da SES/MS, disse que essa ferramenta é importante e que o sistema pode agregar novos recursos que poderão ser sugerido pelos usuários, os agentes, que com certeza irá engrandecer ainda mais o aplicativo, que vem com disponibilidade de 3 GB de Internet 3G.

Segundo ele, a ideia começou na cidade de Bonito-MS onde o aplicativo com agentes daquela cidade, ganhou expansão e hoje já está atendendo mais de 37 municípios. Fato esse que o governo pretende em um curto espaço de tempo, beneficiar a todos os municípios sul-mato-grossenses.

Para o prefeito Dr. Izauri Macedo essa inovação da Secretaria de Saúde do Estado vem fazer com que os municípios tenham um maior controle e prevenção de possíveis casos das doenças endêmicas. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí