Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Laudo de insalubridade e periculosidade será emitido para a Prefeitura


Gerentes e servidores reunidos com o pessoal da empresa contratada para emitir o laudo técnico. (FOTO: Assessoria)

 

Na tarde de segunda-feira (16), com as presenças da Gerente de Administração Milena Feuser, do Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Adriano Silvério, vereadora Rosangela Farias Sofa representando o legislativo, técnicos do Setor de Segurança do trabalho do município e demais gerentes da administração, foi realizado uma reunião com os representantes da empresa CETAR do Estado do Paraná especializada em segurança do trabalho.

A Empresa Cetar foi contratada através de um processo licitatório para estar elaborando um laudo técnico onde será feito um levantamento conforme determina a legislação e que irá verificar quais e quantos servidores tem direto a insalubridade e periculosidade em seu ambiente de trabalho.

Segundo Daniel Pereira Lopes técnico representante da Cetar a empresa tem um cronograma onde estará ouvindo a cada servidor em diferentes locais sobre sua condição e ambiente de trabalho, fazendo uma inspeção identificando se tem ou não a questão da insalubridade e da periculosidade.

Daniel destaca que a lei é bem clara e o trabalhador que está exposto ao risco, baseado na legislação existente ele pode ter direito a um adicional de 10, 20 ou 40 por cento em cima do salário do município. Para tal o laudo irá concluir se aquela função tem o determinado risco e qual o percentual que o servidor tem direito.

Por outro lado o técnico orienta que o empregador no caso a prefeitura tome todas as prevenções possíveis, segundo ele, existem alguns risco que poderão ser neutralizados, pra que o servidor não fique exposto a esse risco, porque com certeza ninguém quer deixar alguém doente. É importante que o trabalhador tenha segurança na hora de executar seu trabalho e para isso o investimento em material de proteção e maquinários adequados é de suma importância para prevenção de acidentes no trabalho. A Prefeitura Municipal de Naviraí já fez investimento para garantir a segurança, com aquisição de EPIs.

Os técnicos da empresa orientam que na verdade não é a questão da insalubridade e sim da prevenção, na qualidade de vida do trabalhador sem risco a sua saúde que é a coisa mais preciosa.

Daniel desatacou que o município já vem fazendo um trabalho excelente de prevenção através do Setor de Segurança no Trabalho, com orientações dos técnicos que trabalham no setor onde estão sempre cobrando e orientando a cada trabalhador na prevenção de acidentes. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí