Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Saúde de Naviraí realiza oficina sobre o Setembro Amarelo


Na foto, a mesa diretora dos trabalhos realizados em Naviraí. (FOTO: Assessoria)

 

Com a participação dos profissionais de saúde e agentes da Rede Básica de Saúde, a Gerência Municipal de Saúde, sob a coordenação de Wellington Santussi, realizou nesta quinta-feira (13) uma oficina que aconteceu no anfiteatro do Centro Profissionalizante Ramez Tebet, no auditório do IFMS, cuja oficina teve o comando de duas profissionais da UFMS: a professora mestre Priscila Marquetti e a doutora Bianca Giacon, que enfatizaram sobre o Setembro Amarelo, mês de conscientização para os cuidados na prática de suicídio.

Segundo a professora mestre Priscila Marquetti, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o evento tem um momento expositivo de dados sobre o mundo, Brasil e Mato Grosso do Sul, mostrando informações sobre o suicídio hoje no nosso meio.

A oficina ofereceu dinâmicas com os profissionais de saúde a respeito de vários temas sendo eles; causa e consequência, na rede de atenção psíquico social, que existe no município e região, para prevenção e das ações de intervenções que são feitas para as pessoas em sofrimento. 

Segundo as profissionais da Universidade Federal a oficina direcionou conhecimento para que os agentes profissionais de saúde possam lidar com os pacientes usuários do sistema, com praticas importantes que serão utilizadas no dia a dia evitando assim o numero alarmante de casos que vem acontecendo em relação ao suicídio especialmente no estado.

A professora destaca ainda que vivemos um momento muito grande de transtornos mentais e que já vem se falando há muito tempo, que poderemos chegar em 2035 com grande numero de casos de depressão e por isso a importância de se realizar trabalhos preventivos nesse sentido para que tal fato não venha se tornar realidade.

Para o Gerente de Saúde do município Welligton Santussi e Claudia Flor coordenadora de Saúde Básica, essa ação de estar qualificando os profissionais é um grande passo para amenizar o sofrimento das pessoas com ações preventivas que sem dúvida é o melhor remédio. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí