Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Visa realiza ações com objetivo de assegurar a qualidade dos alimentos


Médica Veterinária do SIM, Ana Paula Catalano, Fiscal da VISA Cristiane Vazon, Agentes da VISA Sandra Cordeiro e Elizete Gomes em reunião preparando os trabalhos. (FOTO: Assessoria)

Em Naviraí, como na maioria dos municípios brasileiros, a Vigilância Sanitária (Visa) tem por finalidade promover e proteger a saúde da população e ser capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Assim sendo, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão que regulamenta e fiscaliza a industrialização de produtos de origem animal, incentivando as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores qualidade e segurança alimentar.

Neste intuito a VISA realizou este trabalho que tem por objeto assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos comercializados no município de Naviraí, e o SIM participou na forma de Ação Conjunta, pois produtos de origem animal fiscalizados por este órgão também foram coletados pelo programa.

Foram realizadas coletas dos seguintes produtos: água mineral, café, chá, farinha de mandioca, erva-mate, linguiça, queijo ralado, molho de tomate, cereal matinal, colorau, alimento infantil (papinha), sal e leite pasteurizado. Essas amostras foram enviadas para Campo Grande, onde o Laboratório Central de Saúde Pública os avalia quanto a requisitos físico-químicos e microbiológicos.

A VISA municipal realiza anualmente este trabalho e os produtos alimentícios analisados são previamente determinados pelo Estado e fazem parte dos programas: Programa Estadual de Monitoria da Qualidade de Alimentos - PEMQSA, PRO IODO e PRO LEITE. Outro programa de extrema importância que é realizado pela VISA na cidade de Naviraí é o SISAGUA, onde são realizadas coletas de água por amostragem, com o intuito de verificar a qualidade da água de abastecimento público em pontos estratégicos. Todos estes programas tem por objetivo assegurar que a população naviraiense irá consumir um produto (água ou alimento), que não lhe traga nenhum risco a saúde. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí