Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ARTIGO: Em defesa da democracia! (Prof. Me. CIRO TOALDO)


 

O fato lamentável que ocorreu com o candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), esfaqueado em um ato de campanha, em 06/09, quinta-feira, em Juiz de Fora (MG), quando um desiquilibrado, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, cometeu este lamentável ato, deve nos levar a fazer algumas reflexões.

A primeira delas é repudiar com veemência atos como este, pois vivemos em um país democrático, livre, sem a eminencia de atos terroristas; entretanto, convivemos com pessoas perturbadas ou fanáticas que com mente doentia não podem viver em sociedade, mas devem pagar pelos seus atos de delinquência.

A segunda nos leva pensar se este fato foi um ato político, uma vez que este desiquilibrado tinha militância politica e foi filiado a um partido de esquerda. Não se trata de generalizar, mas quando o candidato adversário lidera as pesquisas e em cada ato de campanha é carregado pelo povo, isto causa a ira de um desiquilibrado. Adélio, segundo as investigações, não planejou este ato sozinho, há envolvimento de mais  pessoas!

A terceira diz respeito à conduta dos partidos políticos em seus programas eleitorais, muitos disseminam o ódio e o rancor, justamente para com o candidato alvejado, algo que não faz bem para a democracia. Esta conduta maléfica deveria ser barrada pelo órgão responsável pelas propagandas eleitorais e faz perder o sentido do horário eleitoral gratuito.

Na verdade, caros leitores, o ódio é algo que o ser humano carrega e, basta ter motivo para ser aflorado. O centro da questão é saber viver em equilíbrio, algo dificílimo em nossos dias. Como estamos no auge do pleito eleitoral de 2018, os ânimos, os nervos e tantos outros mecanismos podem ser engrenados para o ser humano ir para o “poço”, chamado de desiquilíbrio. E quantos desiquilibrados surgem em tempo de campanha eleitoral.

A defesa pela democracia deve nos motivar a banir atos como o corrido com Bolsonaro; aliás, como seria inteligente se todos os candidatos assinassem um documento repudiando tal atitude, seria nobre da parte deles.

Como será a conduta da campanha daqui para frente? Uma incógnita nos cerca! Algo é certo, pela gravidade do ocorrido, este candidato não terá condições de continuar com sua campanha, ao menos da forma como ela era conduzida! De fato, nossa campanha eleitoral passou por um momento crucial, não estava lá as mil maravilhas, mas não precisaria chegar à tamanha baixaria!

Resta acreditar que acima de qualquer fanatismo, a democracia deve prevalecer! Infelizmente, no Brasil, para muitos ainda ela não tem valor, não apenas para este maluco, mas para tantos que votam por dinheiro ou por troca de algo. Para estes inescrupulosos nenhuma democracia terá valor, pois seu guia é o dinheiro e nesta história, as ‘raposas da velha politica’ sabem agir e se prepararam durante quatro anos para dar ‘milho aos porcos’ e novamente jogar a democracia no lixo. Fato lamentável, mas real!

Deus dê saúde e boa recuperação para o Bolsonaro e juízo para todos os candidatos e eleitores nesta importante eleição de sete de outubro de 2018.

Pensem nisto e até o próximo!.

 

AUTOR: Professor Mestre CIRO JOSÉ TOALDO.

 


Fonte: Prof. Me. Ciro José Toaldo