Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Queimadas Urbanas é tema de mais uma ação do Meio Ambiente


Alunos da Guarda Mirim de Naviraí ouvem palestra ministrada por um integrante do Corpo de Bombeiros de nossa cidade. (FOTO: Assessoria)

Tendo por finalidade buscar sensibilizar a população quanto aos efeitos das queimadas urbanas, a Gerência Municipal do Meio Ambiente (Gema), desenvolveu campanha de orientação sobre práticas saudáveis para evitar que tal fato ocorra em nosso município. De acordo com o IBGE o município está sob a influência do clima tropical (AW) e próximo da linha divisória com o trópico de capricórnio, sendo caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco, onde os meses mais secos são junho, julho e agosto, meses em cujo período se intensificam as queimadas urbanas.

De acordo com o IBGE, o município está sob influência do clima tropical (AW) e próximo da linha divisória com o trópico de capricórnio, sendo caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco, onde os meses mais secos são junho, julho e agosto, meses período que se intensificam as queimadas urbanas.

A Lei Complementar n.º 062/2006, que institui o Código de Posturas do município de Naviraí, cita no Artigo 30, inciso IV, que para preservar a higiene pública, fica terminantemente proibido... “queimar, mesmo no próprio quintal, lixo ou quaisquer materiais em quantidades capazes de molestar a vizinhança.”

A fim de unir esforços e sensibilizar a comunidade, foi buscada a parceria do 6º Subgrupamento de Bombeiro Militar em Naviraí, onde o Cabo BM Hariel César Freire da Foncêca realizou palestra para os alunos da Guarda Mirim, enfatizando tópicos como o período de estiagem, consequências das queimadas, legislação ambiental, além de ações de prevenção e a importância das crianças e adolescente serem multiplicadores desse conhecimento.

Segundo o gerente de meio ambiente, Astolfo Carlos Mendes, tal prática traz inúmeros malefícios, como o prejuízo a saúde publica, o risco de incêndios irreparáveis, diminuição da umidade do ar, dano ambiental evidente uma vez que a queimada pode alastrar-se atingindo outras propriedades públicas ou particulares, aumento do numero de doenças respiratórias causando aumento no número de casos de atendimento médico, entre outros. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí