Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Vazio sanitário começa dia 15 de junho e vai até 15 de setembro em MS


Plantação atacada pela ferrugem asiática. (Foto: Divulgação)

 

Uma medida de prevenção à ferrugem asiática e já institucionalizada nas principais regiões produtoras de soja no Brasil é o vazio sanitário. Uma importante ação que beneficia a todos os produtores com o objetivo de reduzir o inoculo do fungo Phakopsora pachyrhizi causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da mesma nos cultivos subsequentes.

O vazio sanitário da soja no Paraná inicia no dia 10 de junho e encerra no dia 10 de setembro, no Estado do Mato Grosso do Sul, o período inicia em 15 de junho a 15 de setembro. Dentro deste período é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja, emergidas, e em qualquer estádio vegetativo. No Paraná outra exigência é a data de 15 de maio do ano agrícola, o prazo final para a colheita ou interrupção do ciclo da cultura da soja.

 

FERRUGEM

A Ferrugem Asiática da soja foi constatada pela primeira vez, no continente americano, em março de 2001, no Paraguai, e no Brasil no Estado do Paraná em maio do mesmo ano. Atualmente, está presente em todas as regiões produtoras de soja do Brasil.

A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e sua disseminação é feita, principalmente, através da dispersão pelo vento. A doença é favorecida por chuvas bem distribuídas e longo período de molhamento, em condições favoráveis pode ocorrer perda na produtividade de até 70% além do aumento no custo de produção, tendo em vista os elevados custos para a efetivação de seu manejo.

O fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar),Anderson Lemiska, explica que a ferrugem asiática é a principal doença que afeta a cultura da soja e que pode causar danos significativos na produtividade quando não adotadas medidas de controle. “As ações mais comuns de controle são: aplicação de fungicida, utilização de cultivares de ciclo precoce, época ideal de semeadura, controle de soja “guacha” ao meio da cultura do milho safrinha, entre outras”, descreve.

A ferrugem asiática necessita de plantas vivas para sua sobrevivência e o vazio sanitário é uma medida legislativa de controle que busca quebrar o ciclo da doença por meio da ausência do hospedeiro, que são as plantas vivas de soja, retardando as primeiras infecções e danos na safra de soja principal. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News