Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

General Carvalho assume o Comando Militar do Oeste


Novo comandante já chefiou Brigada Guaicurus e substitui general Freitas, que vai para o Comando de Operações Terrestres
General Carvalho durante solenidade de posse no comando do CMO. (FOTO: Élvio Lopes)

O general de Exército Lourival Carvalho Silva assumiu, na manhã de ontem, em solenidade realizada na Capital, o Comando Militar do Oeste (CMO), organização de área do Exército Brasileiro responsável pela coordenação das ações militares nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e na cidade de Aragarças (GO), em substituição ao também general de Exército José Luiz Dias Freitas, que vai para o Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília (DF). A transmissão de comando foi presidida pelo general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, do Coter, que também já comandou o CMO.

O general Carvalho, que já comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados é oriundo da arma de Cavalaria e ingressou no Exército em 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), conquistando a patente de aspirante a Oficial em 1981 e promovido ao posto atual em 31 de julho deste ano.

Antes de assumir o CMO, o general Carvalho, natural de Paraguaçu Paulista (SP), comandava a 5ª Divisão do Exército, em Curitiba (PR) e exerceu, entre os principais cargos como oficial da corporação, o de instrutor do Centro de Instrução da Aviação do Exército; observador militar em missão no Equador e Peru; instrutor na Escola de Comando do Estado-Maior do Exército; comandante da Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador (BA) e adido do Exército nas embaixadas do Brasil na França e Bélgica, entre outros.

Como general, além de comandar a Brigada Guaicurus, foi diretor de Serviço Militar, de Educação Técnica Militar e de Avaliação e Promoções e comandante da 5ª Divisão do Exército e, entre os cursos que realizou, se destacam o de piloto de aeronave da Marinha do Brasil, aplicação de aviação do Exército na França; piloto de combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército e preparação de instrutores de vôo na Força Aérea Brasileira (FAB).

Também foi agraciado com as principais medalhas do Exército, Marinha e Aeronáutica, do Judiciário Militar e conquistou condecorações nacionais e estrangeiras.

O general Carvalho assume o CMO em um período que antecede a realização de eleições no País e deve atender a solicitações do Judiciário Eleitoral para deslocar tropas para cidades em que haja necessidade de garantia de segurança aos eleitores e também dar continuidade aos programas e projetos do Exército em execução pelo CMO, como a implantação em curso do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron), além das comemorações que se iniciam esta semana, da Semana do Soldado.

 

DESPEDIDA

O comandante substituído, general Freitas, apresentou às tropas sua despedida, agradecendo o apoio durante o período em que comandou o CMO, pouco mais de um ano, afirmando ser um momento significativo em sua vida pela qualidade dos momentos vividos, atuando pelo fortalecimento das relações do Exército com as instituições, executando trabalhos importantes, com decisões e projetos para fortalecer as forças armadas na região.

"Trabalhei com militares que sabem o que fazem para aumentar a identificação do Exército com o povo brasileiro, de extrema importância para a Nação e me despeço com a sensação de que fiz o que podia, com a missão de cumprir com os deveres que me foram atribuídos e deixo a área do CMO agradecido pelo convívio com pessoas especiais e com importantes parcerias firmadas com organismos militares e civis", destacou o general Freitas.

Após a transmissão de cargo, prestigiada pelo ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, a tropa desfilou em homenagem ao novo comandante. (Com informações Dourados Agora).


Fonte: Dourados Agora