Domingo, 28 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

CULTURA MS: FIC poderá abrir novo edital para projetos


Conselheiros estiveram reunidos sob a presidência de Mara Caseiro. (Foto: Assessoria)

 

A Fundação de Cultura de MS, presidida por Mara Caseiro, esteve reunida com o Conselho Estadual de Políticas Culturais na quinta-feira, dia 27 de fevereiro para debater questões como o andamento dos processos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e a possibilidade do pagamento de artistas visuais em exposições realizadas nas unidades da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). O encontro teve a participação de 20, dos 32 conselheiros (titulares e suplentes).

Após falarem sobre o processo de análise dos projetos do FIC, os conselheiros decidiram pela abertura de novo edital, caso os projetos habilitados não alcancem o valor total de R$ 6 milhões. "Se os projetos aprovados não alcançarem o valor disponibilizado pelo recurso do FIC que está em andamento, iremos abrir novo edital ", afirmou a presidente do Conselho e diretora-presidente da FCMS, Mara Caseiro.

No momento, os 274 projetos inscritos encontram-se nas fases técnicas e jurídicas. "A última fase será a do mérito. Nesta, os integrantes do Conselho Estadual de Políticas Culturais serão os responsáveis pela análise e aprovação", explicou Mara.

Outra questão debatida pelos conselheiros foi a possibilidade de os artistas visuais receberem pagamento pela exposição de seus trabalhos nas unidades da Fundação de Cultura, tais como CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo) e Marco (Museu de Arte Contemporânea). Tais artistas são impossibilitados por lei de serem pagos para exporem suas artes em locais públicos. O mesmo não acontece com atores ou músicos.

Diante disso, os conselheiros concordaram com a ideia de possibilitar por meio de edital, o pagamento a artistas visuais. "Vamos estudar a possibilidade de esse pagamento ser feita por edital", disse a presidente da Fundação de Cultura. (Texto: Ascom Fundação da Cultura MS).

 

 


Fonte: Fundação da Cultura MS