Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Campanha da Fraternidade 2020 fala de intolerância e da empatia


Católicos celebram a Quarta-feira de Cinzas e dão início ao período da Quaresma, em preparação para a Páscoa

 

Com a Quarta-feira de Cinzas, dá-se início ao período da Quaresma para os católicos, tempo de preparação para a Páscoa. Nesta quarta-feira (26) serão celebradas diversas missas para imposição das cinzas.

A programação das missas está a cargo de cada paróquia, acontecendo normalmente às 19h, conforme prevê a Arquidiocese de Uberaba. Durante as celebrações são colocadas cinzas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, cultivando a humildade. A imposição das cinzas marca o início do período mais relevante na fé católica, quando os fiéis se preparam para viver o mistério pascal, a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Ao mesmo tempo acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2020, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A proposta da Igreja Católica é chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano, incentivando todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo.

De acordo com o arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, a Campanha da Fraternidade vai envolver toda a população, principalmente a comunidade católica, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida, por meio de relações de mútuo cuidado entre as pessoas, dentro de casa, na sociedade e no mundo. A Campanha da Fraternidade segue até a última semana de novembro, quando os cristãos são convidados a colocar em prática o tema proposto em 2020.

 


Fonte: Campo Grande News