Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Primeiras usinas sucroenergéticas de MS são certificadas no RenovaBio


Unidades Santa Luiza e Eldorado em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante foram certificadas no programa
Usina localizada em Rio Brilhante foi uma das certificadas no programa. (Divulgação)

Terceiro maior produtor de etanol no Brasil, com 3,1 bilhões de litros do combustível produzidos, Mato Grosso do Sul inicia efetivamente sua participação no programa de combustíveis mais limpos RenovaBio. Duas usinas sucroenergéticas de MS, a Santa Luzia e Eldorado, localizadas nos municípios de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, foram certificadas pelo programa.

Outras dezesseis usinas produtoras de etanol a partir da cana-de-açúcar no Estado continuam no processo para aderir ao RenovaBio. Importante lembrar as unidades passam por um processo exigente de levantamento de informações nas áreas agrícola, industrial e de distribuição. Com a certificação, são reconhecidas pelo baixo impacto ambiental e passam a gerar os créditos de descarbonização para comercialização no mercado financeiro.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na semana passada a certificação das duas unidades sul-mato-grossenses, que pertencem ao grupo Atvos. A partir desse momento, com a produção de etanol hidratado e anidro, as unidades já podem gerar os Créditos de Descarbonização, chamados de CBIOs.

Santa Luzia e Eldorado foram as primeiras do Estado a encerrarem as etapas de certificação do programa. De acordo com a ANP, atingiram as Notas de Eficiência Energético-ambiental para hidratado e anidro de 60,10 e 60,30 (gCO2eq/MJ) e 58,80 e 59,10 (gCO2eq/MJ), respectivamente. O volume elegível foi de 99,43% e 95,33% para cada unidade.

“O programa é uma ação efetiva para combater o aquecimento global, impulsionar uma matriz energética de transporte mais limpa e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar nas cidades brasileiras. Ao incentivar a expansão do setor de biocombustível, impulsionamos a inovação tecnológica e a geração de emprego e renda. Toda a sociedade é beneficiada”, adianta Amaury Pekelman, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da Atvos.

O grupo Atvos ainda aguarda a certificação de outras cinco unidades espalhadas pelo País. A estimativa da empresa é gerar 2,5 milhões de CBIOs ainda este ano. As duas unidades certificadas no Estado devem gerar cerca 750 mil em créditos.

O presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, recebeu a notícia com entusiasmo. “Ótimo ver as unidades do MS começando a ser certificadas. Apoiamos o RenovaBio desde o início, no final de 2016, por ser um programa de Estado, que reforça a posição brasileira como potência verde. Todas as demais unidades em operação no Estado também estão em processo de certificação”, afirma.

Produção - Mato Grosso do Sul, que na última safra ocupou a terceira posição entre os Estados produtores de etanol no País, destina mais de 80% da cana-de-açúcar para a produção de etanol. Na safra em andamento, o Estado já produziu 3,1 bilhões de litros (até 15 de janeiro) do biocombustível. Volume 1,45% maior que no mesmo período do ciclo passado.

Com a efetivação do RenovaBio, a expectativa do programa é que a produção brasileira de etanol dobre até 2030. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News