Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

NAVIRAÍ: Prefeitura intensifica ações contra o mosquito da dengue


Devido ao período das chuvas que se estende por vários dias nesse início de ano, a Prefeitura de Naviraí está intensificando os trabalhos dos agentes comunitários de saúde e agentes de vetores, no sentido de desenvolver com afinco e seriedade o combate ao mosquito transmissor da dengue. O gerente de Saúde, Welligton Santussi afirma que é preciso que a população tenha consciência no sentido de ajudar a administração municipal a combater essa doença para que seja evitado uma intensidade maior em nossa cidade.

Welligton explica que “é importante que todos não deixem água parada, entulhos e outros objetos que possam ser local de desova do mosquito, Vamos juntos combater esse terrível mal”, disse ele em entrevista na manhã desta segunda-feira (20).  Segundo ele, o período é bastante propício devido à grande quantidade de chuva e o calor, por isso os agentes de vetores estão intensificando as visitas domiciliares. “Quero lembrar à população que esses agentes são amigos de vocês. Eles vão para fiscalizar e para orientar. Então recebam bem esses agentes na casa de vocês e permitam que eles façam as vistorias, porque isso vai evitar que alguém de sua casa, ou seu vizinho ou ainda um entre querido seu adoeça por conta de um deslize, uma tampinha de plástico esquecida no quintal pode ser suficiente para se transformar em um criadouro”, ressaltou.

O gerente de Saúde salientou também que o prefeito Dr. Izauri esteve na semana passa fazendo visita em alguns bairros e solicitou as Gerências de Serviços Urbanos e Saúde para intensificar esse serviço. “É hora de manter os quintais limpos para se evitar qualquer coisa que possa acumular água parada e, de preferência, você que tem seus terrenos aí na cidade, é hora de intensificar a limpeza também, porque a taxa de proliferação aumenta, o mato sobre e ajuda na proliferação não só do mosquito como de outras pragas urbanas que podem estar presentes na sujeira”, afirmou Santussi.

 

AÇÃO CONJUNTA

Welligton explicou ainda que todo o trabalho que vem sendo e será desenvolvido é uma ação conjunta. “O Dr. Izauri foi enfático na necessidade da gente abraçar a cidade realmente e intensificar os serviços de limpeza. Então nós começamos no final de semana uma limpeza na região do Jardim Paraíso I e II. Os caminhões devem estar rodando por lá agora de manhã ainda. Hoje no período da tarde nós vamos intensificar essa ação na área do Sol Nascente e, porque começar por essas duas áreas? Foram nesses dois locais que a gente teve um grande número de notificações. Depois a gente deve, também, começar nessa sequência nas regiões mais populosas Boa Vista, Odércio, a região do Varjão, João de Barro, vindo para a região central e depois indo para as regiões menos povoadas, que é a região do Eco Park, do Green Ville, região do Condomínio, lá para cima onde os terrenos são mais espaçados e você tem menor concentração de pessoas. Então a prioridade é pegar as regiões mais populosas e começar essa limpeza porque é ali que a gente pode ter a maior propagação do mosquito e maior incidência de casos que vem acontecendo”.

 

90 NOTIFICAÇÕES E 40 CASOS CONFIRMADOS

O titular da Gerência de Saúde do município explicou em sua entrevista que hoje temos 90 notificações e em torno de 40 casos já confirmados que positivaram. “Nem um caso grave, os pacientes estão bem mas a gente Vê que tá circulando, que é necessário a gente intensificar as ações nesse sentido e de prevenir a proliferação do mosquito”, explicou.

Welligton esclareceu que o município recebeu um material que foi liberado pela Secretaria Estadual de Saúde, cujo inseticida será utilizado no combate ao mosquito da dengue. “Vamos intensificar as ações aqui em nosso município. Até mesmo agentes gozando férias foram convocados para voltarem ao trabalho e ajudar nesse combate que é de suma importância”, acrescentou. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí