Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA surpreende pescador no rio Miranda durante a piracema


Policiais Militares Ambientais de Miranda realizavam fiscalização preventiva, na operação piracema no rio Miranda, no sentido de monitorar cardumes e prevenir a pesca predatória e nas proximidades da ponte de concreto da BR 262 na altura do Km 574, na região do povoado de Salobra hoje (15) pela manhã, e avistaram uma embarcação onde estava um homem, que de longe avistou a fiscalização, ancorou à margem do rio e empreendeu fuga na mata. Apesar de diligências, o homem não foi encontrado.

Na embarcação foram encontrados diversos exemplares de pescados frescos da espécie Pacu sem as vísceras. Foram apreendidos: um barco, um motor de popa, dois remos de alumínio, um tanque de combustível e 10 exemplares de pescados da espécie Pacu, pesando 18 kg, que além de terem sido capturados no período proibido, vários exemplares ainda apresentavam-se em tamanho inferior ao permitido por Lei.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Miranda, que investigará a autoria do crime. Com a identificação existente na embarcação e os registros do motor de popa, a PMA tentará identificar o pescador. Se identificado, ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Equipes continuarão se revezando em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema. Esse trabalho é importante, mesmo que em algumas vezes os infratores consigam fugir, pois em princípio, inibem que alguns vão pescar no período de defeso, e também, para retirar petrechos ilegais que são verdadeiras armadilhas de depredação dos cardumes.

Aliás, como não foram encontrados petrechos de pesca na embarcação, a equipe da PMA suspeita que o infrator havia retirado os peixes de petrechos ilegais que armara no rio. (Com informações Ascom PMA/MS).

 


Fonte: Ascom PMA/MS