Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí se despediu de Altevir Nunes numa cerimônia emocionante


Bispo Dom Ettore, Padre Sidnei e Diácono Lícino celebraram uma missa antes de sair o cortejo para o sepultamento. (FOTO: Régis Luiz)

 

Numa cerimônia emocionante, cheia de demonstrações de amor e carinho por parte de seus familiares e amigos, a população de Naviraí prestou as últimas homenagens ao saudoso Altevir Nunes, locutor e comunicador que, por complicações de saúde, veio a falecer nesta quarta-feira (08) aos 70 anos de idade no Hospital Municipal.

Seu velório aconteceu no plenário da Câmara Municipal onde ele esteve vereador por um mandato e o mesmo permaneceu lotado pela visitação de familiares, amigos e da comunidade naviraiense e da região. Por volta das 15 horas desta quinta-feira (10), o Bispo Diocesano de Naviraí, Dom  Ettore Dotti,  Padre Sidnei, pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima, Diácono Licinio, acompanhado de um coral daquela igreja e equipe de celebração, fizeram uma Santa Missa quando todos expressaram o sentimento de gratidão e amizade que ao longo de sua vida foi algo presente no dia-a-dia de Altevir Nunes.

 

SEPULTAMENTO

Ao final da missa, o caixão conduzido por integrantes do Corpo de Bombeiros, familiares e amigos, ao som de muitas palmas foi conduzido e colocado em um caminhão da Corporação que em cortejo e com acompanhamento de dezenas de veículos seguiu rumo ao Cemitério Municipal, onde foram feitas a ele as últimas homenagens e, por fim, aconteceu o sepultamento.

O grande número de pessoas que compareceu para dar seu último adeus comprovou que Altevir Nunes era muito querido, amado e respeitado por todos e nesta hora da despedida, os amigos profissionais de imprensa em especial, os integrantes da Associação Naviraiense de Imprensa Profissional (ANIP), da qual ele era Presidente de Honra, registraram seus sinceros sentimentos de carinho, gratidão e respeito ao Altevir que em vida sempre foi companheiro e pessoa verdadeira, exemplo de humildade e ser humano do bem e de bom coração.

Desde o momento da oficialização de seu falecimento, toda a comunidade naviraiense, entidades, associações, empresas, vários segmentos, autoridades e amigos se manifestaram em redes sociais, registrando o carinho que sempre tiveram pelo “Locutor alegre e apaixonado” bordão utilizado por mais de 40 anos por Altevir em seu programa “Alegria Sempre” transmitido pela Rádio Cultura FM, única emissora de rádio que Altevir trabalhou desde que chegou á Naviraí em 1980.

Durante o ano de 2019, Altevir Nunes recebeu várias homenagens, onde foram reconhecidos os seus méritos profissionais e como cidadão naviraiense; recebendo honrarias que destacavam sua atuação na imprensa local e sua importância na formação histórica do município.

No dia 1º de Novembro de 2019, Altevir Nunes foi homenageado durante Cerimônia de Posse da primeira diretoria da ANIP, quando recebeu certificado e título de Presidente de Honra da Associação Naviraiense de Imprensa Profissional (ANIP); ainda recentemente “Altevir” também recebeu honraria na capital Campo Grande, quando por iniciativa do Deputado Estadual Onevan de Matos, a Assembleia do Estado de Mato Grosso do Sul, lhe entregou a comenda “Antônio Tonanni” uma homenagem aos Profissionais e Empresas da Radiodifusão.

 

Breve Histórico

João Altevir Farias Nunes nasceu em São Matheus do Sul no Estado do Paraná em 20 de Dezembro de 1949; filho de Maria Conceição Faria Nunes e Jorge Alves Nunes; foi seminarista em Toledo e Ponta Grossa no Paraná, estudou até o primeiro ano da faculdade, curso de Pedagogia, ingressou no curso de Auxiliar de Saneamento, possuía Curso de Vistoriador de Terras, pela Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná; trabalhou por 2 meses na Rádio Difusora de Foz do Iguaçu, mais 2 anos na Rádio Difusora em Rio Negro-PR; retornou á Guarapuava  trabalhando na Rádio Atalaia.

Altevir Nunes trabalhou por 54 anos em Rádio, só em Naviraí e no MS foram mais de 40 anos de dedicação a imprensa; iniciou sua vida no Rádio em 1966, na cidade de Guarapuava-Paraná; deixou sua carreira como Semi profissional de futebol para se dedicar somente ao Rádio.

Começou como Operador de Som, depois de um ano passou a locutor com o Programa “Disco que eu gosto” desempenhando também as funções de Repórter Geral e Esportivo e também Narrador de Futebol.

Em 1980 veio para Naviraí no Mato Grosso do Sul, quando havia sido inaugurada a Rádio Cultura-AM, hoje Cultura-FM, quando desde então apresentou o Programa “Alegria Sempre”.

Altevir Nunes foi eleito Vereador por um mandato de 1989 á 1992, quando foi o segundo Vereador mais votado.; sempre atuante na Imprensa Altevir conheceu todos os Governadores do Estado de MS, também a grande maioria dos Deputados, tendo entrevistado quase todos.

Apresentador de shows, criador de festivais, cerimoniais e sempre dando apoio ás entidades, ao falar da Imprensa Altevir sempre disse: “Amo o Mato Grosso do Sul, amo Naviraí e com muito orgulho me considero Sul Matogrossense; também me orgulho em sempre ser amigo das pessoas, sem criticar ninguém, mas sempre ouvindo o que elas pensam; amigo é aquele que está sempre com você, respeitando cada um por sua opinião; finalizando DEUS É BOM DEMAIS”; palavras de Altevir Nunes. (Texto: Régis Luiz).

 


Fonte: Régis Luiz - Ascom ANIP