Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Escola Antonio Fernandes funcionará em tempo integral em 2020


Segundo o Governo Estadual o aumento no número de escolas que trabalharão com a modalidade é o maior desde o início da atual gestão, com 14 escolas implementadas em dez municípios do Estado
Na foto a diretora Tatiane Maria da Silva Morch, conversando com o presidente do bairro, conhecido por Rick Eventos. (FOTO: Jota Oliveira)

 

Por iniciativa do Governo do Estado, em 2020 Naviraí foi contemplada com mais uma Escola de Tempo Integral, denominada Escola de Autoria. Trata-se da Escola Estadual Antônio Fernandes, localizada no Bairro Jardim Progresso, que atenderá alunos do 6º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio em período integral. O horário de entrada será as 7h30min com saída as 17h, sendo servido aos estudantes lanche da manhã, almoço e lanche da tarde no decorrer do dia, o que garante aos pais ou responsáveis, tranquilidade em relação a permanência da criança e do adolescente o dia todo na escola, pois estarão em um ambiente saudável e seguro, sob os cuidados de uma equipe devidamente preparada para atender as necessidades do modelo de Escola de Tempo Integral.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, empossou dia 02 de janeiro de 2020 a professora Tatiane Maria da Silva Morch como nova diretora daquela escola, já que ela trabalhou nos últimos três anos na Escola Estadual Presidente Médici, onde adquiriu amplos conhecimentos e experiência em gestão de escola desse gênero. Aquela escola foi a primeira a ser de tempo integral em nossa cidade. Sua diretora-adjunta é a professora Nelci Hasper.

Tatiane explicou que em relação ao processo de ensino e aprendizagem, a escola possui uma matriz diferenciada, contendo, não apenas disciplinas da Base Nacional Comum, mas também uma parte Diversificada, sendo elas: Projeto de Vida, Estudos Orientados, Práticas Experimentais, Disciplinas Eletivas e não menos importante, os Clubes de Protagonismo. 

A direção da Escola Estadual Antônio Fernandes, coloca-se a disposição para eventuais dúvidas sobre o Modelo, e ressalta que as matrículas encontram-se abertas com possibilidade de faltar vagas em algumas turmas ofertadas.

 

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL PARA TODOS

O Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) também teve um importante destaque no crescimento da modalidade. Executado em escolas que contam com o ensino regular e também em unidades que fazem parte do Ensino Médio em Tempo Integral, o EFTI contou com turmas em 29 escolas no ano de 2019 – algumas delas escolas que já trabalham com o Ensino Médio em Tempo Integral – com mais de 4.6 mil estudantes matriculados.

De olho na expansão da oferta para toda a Rede Estadual, para 2020, a meta é levar turmas de Ensino Fundamental em Tempo Integral para outras seis escolas da Rede Estadual de Ensino, sendo uma delas, a Escola Estadual Antônio Fernandes, de Naviraí. Com isso, a Rede Estadual passa a contar com 64 unidades escolares que trabalham com a oferta do Ensino em Tempo Integral, somadas todas as etapa da Educação Básica.

 

COMO FUNCIONA

Na Escola em Tempo Integral a programação começa pela manhã e segue até a tarde. As refeições são oferecidas dentro da escola. São dois intervalos para o lanche e uma pausa mais longa para o almoço. Os estudantes são incentivados a aprender e também a descobrir o que gostam de fazer e o que querem para o futuro. Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto.

 

O QUE TEM NO INTEGRAL

Os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o Enem, como Língua Portuguesa e Matemática. Mas o aprendizado não para por aí: a escola integral também oferece outras atividades.

Projetos de Vida – Aulas para definir sonhos e planejar o futuro.

Estudos orientados – Para aprender a organizar os estudos e ter mais chances no Enem.

Práticas experimentais – A oportunidade de reunir teoria a prática.

Eletivas – A cada semestre, o estudante escolhe uma combinação de matérias, de seu interesse, nas quais queira se aprofundar.

Clubes de protagonismo – Os próprios estudantes promovem atividades cientificas, culturais, esportivas e o que mais eles quiserem inventar.

 

PRESIDENTE DO BAIRRO VAI CONHECER ESCOLA INTEGRAL

O jovem presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Progresso, André Biscaro, conhecido por Rick Eventos, esteve na tarde desta terça-feira na Escola Antônio Fernandes, onde foi dar as boas vindas em nome daquela comunidade à nova diretora e sua adjunta e, ao mesmo, saber como é o funcionamento da Escola de Autoria que está sendo implantado naquele bairro. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias, com apoio de Vinicius Espíndola).

 

 

 

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias